Notícias > Clipping

Compartilhe

03.05.23

Plataforma revela áreas prioritárias de conservação e restauração no planeta para reduzir impactos das mudanças climáticas

Os impactos das mudanças climáticas têm mobilizado líderes mundiais a fazer acordos e estabelecer metas emergenciais nas Conferências do Clima e da Biodiversidade. Para limitar o aquecimento global de 1,5°C a 2°C até o fim do século, são necessárias soluções baseadas na natureza e na conservação da biodiversidade. Mas como passar do discurso à prática? Lançada em janeiro no Brasil e em abril internacionalmente, a plataforma gratuita PLANGEA Web, desenvolvida pelo Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), revela áreas prioritárias de conservação e restauração para ajudar pesquisadores, governos e empresas a identificar e definir estratégias para otimizar planos de ação.

No mapa interativo da PLANGEA Web, é possível escolher critérios para simular a priorização de áreas para conservação ou restauração em escala global ou nacional, otimizando os benefícios em conservação da biodiversidade, mitigação das mudanças climáticas e minimização dos custos econômicos.

Baseada na meta da COP-15 de conservar 30% dos ecossistemas até 2030, a PLANGEA Web indica as áreas prioritárias para ações de conservação que podem resultar na redução de 65% das ameaças à biodiversidade. Isso representa uma otimização de 31% comparado a iniciativas fora das áreas prioritárias.

Como exemplo, a restauração de apenas 10% da área degradada da Amazônia de forma planejada, a partir de áreas prioritárias, reduziria em 25% o risco de extinção de 544 espécies e poderia gerar uma receita de até R$ 132 bilhões, com a comercialização de créditos de carbono. A maior parte das áreas prioritárias para restauração no mundo estão nas Américas do Sul e Central, na África Subsaariana e no Sudeste Asiático.

Além do mapa com as áreas prioritárias em escala de 10% a 100% para ações de restauração ou conservação, a plataforma permite o download de gráficos, tabelas, imagens e relatórios com resultados da pesquisa, incluindo o acesso a dados matriciais.

Matéria publicada no portal eCycle em 03 de maio de 2023.

Colaboradores Relacionados (2)