Compartilhe

NatureMap: Áreas de mapeamento terrestre importantes para conservação e restauração da biodiversidade, armazenamento de carbono e outros serviços de ecossistemas.

O IIS, representado na pessoa do seu diretor executivo Bernardo Strassburg,  é membro da plataforma Nature Map, que apresenta mapas globais de áreas prioritárias para conservação e restauração de sistemas naturais integrando dados sobre biodiversidade e carbono. O objetivo do projeto é auxiliar países do mundo tudo ao operacionalizar metas de conservação e restauração da biodiversidade e a diminuição de gases de efeito estufa.

 

O projeto surge para apoiar as metas para 2030 de manutenção da biodiversidade e de visão de longo prazo da natureza, e como as mesmas podem ser traduzidas em políticas nacionais.

 

A proposta faz parte do Plano Estratégico 2020-2030 que será discutido na 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD), que acontecerá na China em 2020. Posteriormente, os países se reunirão sob a Convenção-Quadro da ONU para Mudanças Climáticas (UNFCCC) para revisar e apresentar suas Estratégias de Desenvolvimento de Baixas Emissões de longo prazo, que exige zero emissões líquidas de gases de efeito estufa.

 

Além do IIS, fazem parte do projeto o Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), o Centro Mundial de Monitoramento da Conservação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-WCMC) e Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDSN) . O Jardim Botânico Real de Kew está apoiando a análise de taxa de plantas para esta iniciativa. A Iniciativa Internacional para o Clima e Florestas da Noruega (NICFI) fornece apoio financeiro.

 

Para conhecer o mapa, acesse https://naturemap.earth/

Parceiros Relacionados (2)

IIASA UNEP/WCMC