Publicações > Artigo

Compartilhe

Aspectos Metódicos da Avaliação de Serviços Ecossistêmicos do Solo

A Avaliação de Serviços Ecossistêmicos é uma importante ferramenta de diálogo no processo de tomada de decisão que evidencia a dependência da sociedade da biosfera para o bem-estar. O solo é a principal fonte de certos serviços ecossistêmicos, como a produção de alimentos e regulação do clima, porém as alternativas metodológicas para a valorização desses serviços permanecem pouco estudadas. O objetivo deste artigo é demonstrar aspectos metódicos da valoração dos serviços ecossistêmicos, com atenção especial aos serviços do solo no contexto agrícola.

No artigo, apresentamos estruturas específicas para serviços ecossistêmicos do solo. Em seguida, apresentamos um estudo de caso onde tais serviços foram avaliados no contexto agrícola. Concluímos que tal valoração representa a mais nova tendência da ciência do solo em que os recursos do solo são tratados no contexto mais amplo dos impactos no bem-estar humano.

Figura 1. Avaliando o impacto do biochar na produção de soja e outros serviços ecossistêmicos do solo em Cracóvia, Polônia. Foto de Maciej Kubon.

Colaboradores Relacionados (2)