Políticas Públicas

No sentido de apoio à formulação de políticas públicas, podemos destacar o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (PLANAVEG), que visa criar condições favoráveis para a recuperação da vegetação nativa de no mínimo 12 milhões de hectares até 2030.

O projeto “GEF Áreas Privadas: Conservando biodiversidade e paisagens rurais.” visa ampliar o manejo sustentável e, consequentemente, a conservação da biodiversidade em áreas privadas do Brasil, uma vez que aproximadamente 53% de vegetação nativa remanescente está localizada em propriedades privadas. O projeto é patrocinado pelo Fundo Global para Meio Ambiente, com apoio da ONU Meio Ambiente e desenvolvido em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.
Recentemente o Instituto foi convidado pela Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES) para coordenar o Sumário e Relatório de Restauração de Paisagens e Ecossistemas. O objetivo desse sumário é de subsidiar tomadores de decisão com relação a essa temática no Brasil. O relatório contou com a colaboração de 45 autores de 25 instituições, universidade, governos e ONGs.
O IIS também faz parte do Conselho de Coordenação do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica (PACTO). Esse movimento foi criado em 2009 e tem como intuito restaurar 15 milhões de hectares de Mata Atlântica até 2030, contando com a articulação e engajamento de mais de 300 grupos incluindo governos, ONGs, institutos de pesquisa, universidade e empresas privadas.

Parceiros Relacionados (7)

World Wide Fund for Nature (WWF) UNEP/WCMC IIASA Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo - SMA/SP Ministério do Meio Ambiente - Governo Federal (MMA) World Wide Fund for Nature (WWF) Fundo Global para o Ambiente