Notícias > Clipping

Compartilhe

13.06.23

Biocarvão: solução menos impactante para a agropecuária

Um experimento inovador realizado no Rio de Janeiro mostra que o uso de biocarvão no tratamento de pastagens para gado pode aumentar a produtividade do solo, gerar mais receita para os agricultores e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O trabalho de campo foi realizado em uma fazenda no município de Itaguaí (Região Metropolitana), com participação ativa dos produtores locais. A pesquisa buscou entender e comparar o impacto de oito insumos no cultivo de três tipos de capim forrageiro (Marandu, Paiaguás e Piatã), tipicamente usados na pecuária. Um dos insumos usados foi o biocarvão, também conhecido como biochar.

“Os produtores não costumam usar potencializadores de solo, o que denota, normalmente, um pasto degradado”, explica Agnieszka Latawiec, professora do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio e Diretora de Ciência do IIS, coordenadora do estudo.

Matéria publicada no portal do Jornal O Dia em 13 de junho de 2023.

Colaboradores Relacionados (1)

Parceiros Relacionados (6)

Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio) Embrapa Agrobiologia Embrapa Solos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) University of East Anglia