Notícias > Clipping

Compartilhe

13.06.23

Rio é pioneiro em Biocarvão

Um experimento inovador realizado no Rio de Janeiro mostra que o uso de biocarvão no tratamento de pastagens para gado pode aumentar a produtividade do solo, gerar mais receita para os agricultores e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O trabalho de campo foi realizado em uma fazenda no município de Itaguaí (Região Metropolitana), com participação ativa dos produtores locais. A pesquisa buscou entender e comparar o impacto de oito insumos no cultivo de três tipos de capim forrageiro (Marandu, Paiaguás e Piatã), tipicamente usados na pecuária. Um dos insumos usados foi o biocarvão, também conhecido como biochar.

“Os produtores não costumam usar potencializadores de solo, o que denota, normalmente, um pasto degradado”, explica Agnieszka Latawiec, professora do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio e Diretora de Ciência do IIS, coordenadora do estudo.

Matéria publicada no portal do Jornal Meia Hora em 13 de junho de 2023.

Colaboradores Relacionados (1)

Parceiros Relacionados (6)

Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio) Embrapa Agrobiologia Embrapa Solos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) University of East Anglia