Notícias > Notícia

Compartilhe

07.11.19

Segundo dia da Consulta Temática sobre Restauração de Ecossistemas discute como alcançar visão para 2050 – “Vivendo em Harmonia com a Natureza”

No segundo dia da Consulta Temática sobre Restauração de Ecossistemas da Convenção de Diversidade Biológica, a Sessão 5: Atingindo a Visão para 2050 (“Vivendo em Harmonia com a Natureza”) e os marcos relevantes para 2030 foi aberta pelo co-presidente do grupo de trabalho do quadro Global De Biodiversidade pós-2020, Basile van Havre.

Na sequência, os participantes foram divididos em três grupos onde discutiram possíveis visões para 2050 e marcos relevantes para 2030 e outros necessários para alcançar a Visão 2050.  Os resultados das discussões foram apresentados por representantes de cada grupo.

Ainda na parte da manhã,  na Sessão 6: Elementos substantivos em potencial na restauração de ecossistemas para a estrutura de biodiversidade global pós-2020, Carlos Alberto Scaramuzza and Renato Crouzeilles, do IIS, apresentaram a metodologia Café Mundial, que consiste em na divisão dos participantes em grupos que se revezam em quatro mesas de trabalho diferentes para discutir possíveis elementos específicos.

A dinâmica foi realizada durante toda parte da tarde, e mesas de trabalho foram organizadas da seguinte forma:

Estação 1 – Princípios para guiar os objetivos e metas para a restauração do ecossistema (elementos qualitativos).

Estação 2 – Metas e objetivos globais – escopo e métricas orientadoras, linhas de base e indicadores da meta e metas na restauração do ecossistema (elementos quantitativos).

Estação 3 – Ligações com outras áreas temáticas em potencial – Relação de objetivos e metas na restauração do ecossistema com outros objetivos e metas potenciais no âmbito da biodiversidade pós-2020.

Estação 4 – Integrando metas / alvos existentes de outras áreas de instrumentos internacionais, fortalecendo o potencial de restauração de ecossistemas.

Sobre o Evento

O Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) está sediando a Consulta Temática Sobre Restauração de Ecossistemas, em parceria com a Convenção de Diversidade Biológica (CBD), dos dias 6 a 8 de novembro, no Rio de Janeiro. O encontro promove o diálogo com base em contribuições científicas e experiências das Partes para desenvolver sugestões sobre objetivos e metas para o Quadro Global de Biodiversidade pós 2020.

Parceiros Relacionados (5)

Convenção da Diversidade Biológica Fundo Global para o Ambiente Iniciativa para Restauração de Ecossistemas Ministério do Meio Ambiente - Governo Federal (MMA) UNEP/WCMC