Publicações > Artigo

Compartilhe

Ecological Economics: Custos e benefícios do carbono proveniente da conservação e restauração de manguezais: uma análise global

O estoque de carbono nos manguezais, chamado de Blue carbon, pode desempenhar um papel importante na mitigação das mudanças climáticas, segundo o artigo “Costs and Carbon Benefits of Mangrove Conservation and Restoration: A Global Analysis”.

 

O estudo analisou como mecanismos de pagamento por serviços ecossistêmicos (PSE) baseados em carbono podem promover a conservação e restauração de manguezais. O estudo conclui que preços relativamente baixos de carbono podem garantir a conservação de mais de 90% dos mangues do mundo. No entanto, o PSE pode não ser competitivo com atividades altamente lucrativas como a produção de camarão que é uma das principais ameaças aos mangues Asiáticos, por exemplo. Assim, os autores enfatizam que programas de PSE devem considerar também os outros benefícios dos mangues às populações costeiras como proteção contra eventos climáticos extremos, produtividade pesqueira e outros.

Colaboradores Relacionados (2)