Mudanças Climáticas

Por conta do grau de urbanização do país, cujas cidades são responsáveis pela maior parte das emissões nacionais, o foco do trabalho realizado pelo IIS volta-se, em sua maior parte, à agenda urbana. A agenda verde das mudanças climáticas é direta ou indiretamente coberta pelas demais frentes de trabalho do IIS.

Para abordar o tema da adaptação climática, pode-se utilizar distintas perspectivas: regional / geográfica, ecossistemas, municípios, estados, setores econômicos etc. O IIS tem trabalhado com perspectivas bastante diversas, incluindo um Plano de Adaptação para o Estado do Rio de Janeiro; a elaboração de um guia para cidades desenvolverem Planos de Adaptação Climática em parceria com World Wide Fund for Nature (WWF); um estudo sobre os desafios das cidades brasileiras com relação às mudanças do clima; uma abordagem mais quantitativa dos riscos e vulnerabilidades de infraestruturas críticas no Brasil às mudanças do clima; e um estudo que busca entender as complementaridades entre as metas nacionais de mitigação e adaptação, que fazem parte da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC), em relação às metas equivalentes das cidades de um mesmo país , incluindo 12 países da América Latina e respectivas capitais.

Parceiros Relacionados (9)

Banco Mundial FBDS UNEP/WCMC USP IIASA Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo - SMA/SP Ministério do Meio Ambiente - Governo Federal (MMA) Federal Ministry for the Environment, Nature Conservation and Nuclear Safety of Federal Republic of Germany Fundo Global para o Ambiente