Conservação da Biodiversidade

A conservação da biodiversidade é fundamental para assegurar a diversidade de organismos vivos, incluindo os ecossistemas terrestres e aquáticos.

Tais organismos são, coletivamente, os guardiões de serviços que a natureza presta ao ser humano, como: água limpa, alimento abundante e saudável, clima estável e até mesmo, a cultura, entre outros.

O IIS atua em projetos que visam garantir a manutenção da biodiversidade no Brasil, considerando desafios como a agricultura não-sustentável, manejo não-sustentável da vegetação nativa, caça ilegal e a propagação de espécies exóticas invasoras.

O projeto GEF Áreas Privadas: Conservando Biodiversidade e Paisagens Rurais é um exemplo de como trabalhamos questões chaves, envolvendo o conhecimento precário sobre o valor de conservação de áreas privadas, a baixa capacidade institucional, governança inadequada e subsídios perversos. Desenvolvendo essas frentes, buscamos atingir o manejo sustentável da paisagem, conservação da biodiversidade e a provisão dos serviços ecossistêmicos nessas áreas.

Conteudo Relacionado

Colaboradores Relacionados (12)

Parceiros Relacionados (13)

Banco Mundial UNEP/WCMC IIASA Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo - SMA/SP Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio) Ministério do Meio Ambiente - Governo Federal (MMA) Federal Ministry for the Environment, Nature Conservation and Nuclear Safety of Federal Republic of Germany Fundo Global para o Ambiente Iniciativa para Restauração de Ecossistemas Convenção da Diversidade Biológica Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO) Instituto GAEA