Uso Sustentável da Terra

O solo é a base para o desenvolvimento de diversas formas de vida e responsável pela provisão de Serviços Ecossistêmicos.

Além disso, é carregado de histórias, fruto da forma como seres humanos de diversas gerações se relacionavam com a terra. Nos últimos séculos, essa relação do homem com o solo tem se tornado cada vez mais problemática, resultando em elevado nível de transformação da paisagem e degradação. Essas alterações no uso e cobertura da terra tem comprometido o funcionamento dos ecossistemas com reflexos nos ciclos biogeoquímicos e hidrológicos, que afetam diretamente o clima e a provisão dos Serviços Ecossistêmicos.

Nossa equipe interdisciplinar se empenha em compreender os processos do solo e investigar técnicas sustentáveis de manejo, desenvolvendo projetos que avaliem o efeito dessas técnicas para melhorar a qualidade do solo e a qualidade de vida da população.

Dentre as diversas técnicas discutidas na comunidade científica, possuem destaque em nossos projetos o uso do biocarvão (produto derivado de resíduos) em cultivos agrícolas e na pecuária, assim como, os Sistemas Agroflorestais (SAFs), que ajudam a recompor a cobertura florestal, melhorar a qualidade do solo, produzir alimentos e manter o bem estar humano. Com esses esforços, podemos transformar a situação dos solos, garantindo recursos naturais para as próximas gerações.

Conteudo Relacionado

Colaboradores Relacionados (18)

Parceiros Relacionados (17)

Banco Mundial UNEP/WCMC NGI University of Cambridge IIASA University of East Anglia Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo - SMA/SP Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Ministério do Meio Ambiente - Governo Federal (MMA) Federal Ministry for the Environment, Nature Conservation and Nuclear Safety of Federal Republic of Germany World Wide Fund for Nature (WWF) Fundo Global para o Ambiente Convenção da Diversidade Biológica International Union for Conservation of Nature