Uso Sustentável da Terra

Processos como erosão, poluição, compactação, desertificação, entre outros, são responsáveis pela perda do potencial produtivos dos solos de todo o mundo. Assim como contribuem para emissão de diversos gases do efeito estufa. É necessário reverter esse quadro o quanto antes, pois sem solos saudáveis não temos alimentos, remédios, água limpa e garantia de um mundo com recursos naturais para as próximas gerações. Nesse sentido, é importante que não se pense no solo como um recurso infinito, mas sim com cuidado, respeito e como tema central em projetos e políticas de conservação.
O Brasil é um país com extenso histórico de degradação de suas florestas e consequentemente de seus solos. Mas também destaca-se como um país com papel importante na mitigação das mudanças climáticas, no qual diversas pesquisas e ações vêm sendo realizadas e alinhadas com as Iniciativas em âmbito nacional, como o Plano ABC - Agricultura de Baixa Emissão de Carbono; e em âmbito internacional como “4 per 100”. Essas iniciativas visam promover a transição de práticas agrícolas tradicionais que poluem e degradam o solo para práticas de manejo da terra mais sustentáveis ajudando na mitigação das mudanças climáticas e garantindo o futuro das próximas gerações.
Diante desse quadro de solos degradados, pesquisadores e produtores se empenham em compreender processos do solo e investigar técnicas sustentáveis de manejo. O instituto e sua equipe interdisciplinar buscam desenvolver projetos que avaliem o efeito dessas técnicas para melhorar a qualidade do solo e a qualidade de vida da população. Dentre diversas técnicas discutidas na comunidade científica, possuem destaque em nossos projetos o uso do biocarvão (produto derivado de resíduos) em cultivos agrícolas e na pecuária, assim como, os Sistemas Agroflorestais, que ajudam a recompor a cobertura florestal, melhorar a qualidade do solo, produzir alimentos e manter o homem na terra. Com esses esforços, podemos transformar a situação dos solos no mundo garantindo recursos naturais para as próximas gerações.

Parceiros Relacionados (10)

World Wide Fund for Nature (WWF) Banco Mundial UNEP/WCMC NGI IIASA Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo - SMA/SP Ministério do Meio Ambiente - Governo Federal (MMA) Federal Ministry for the Environment, Nature Conservation and Nuclear Safety of Federal Republic of Germany World Wide Fund for Nature (WWF) Fundo Global para o Ambiente