Notícias > Notícia

Compartilhe

15.12.25

Pacto pela Restauração da Mata Atlântica: IIS participa de documento sobre mercado voluntário de carbono


O IIS participou da elaboração do documento “Abordagem de carbono associado ao mercado voluntário no âmbito do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica”, iniciativa da Força-Tarefa de Carbono do Grupo de Trabalho de Mecanismos Financeiros do Pacto. O objetivo é orientar as ações dos membros do Pacto em projetos de restauração que tenham potencial de geração de créditos de carbono:

Bruna Pavani, líder de Articulação Institucional do IIS, é uma das autoras: “A proposta central foi sistematizar princípios, critérios e diretrizes de governança capazes de garantir integridade ambiental, social e técnica. Os projetos precisam criar valor para a floresta e gerar múltiplos benefícios. O nosso objetivo é viabilizar a recuperação de 15 milhões de hectares até o ano de 2050, atuando em diferentes frentes”, afirma.

Produzido em um contexto de expansão do mercado voluntário de carbono no Brasil, o documento sistematiza princípios e critérios para assegurar adicionalidade, rastreabilidade, mensuração e permanência dos créditos, além de reforçar o papel das salvaguardas socioambientais e da consulta prévia quando houver impacto em comunidades.

A publicação também propõe mecanismos de governança colaborativa entre membros do Pacto, com foco na integração de iniciativas, prevenção de sobreposição de áreas e fortalecimento técnico das organizações envolvidas.

“A padronização de critérios, o monitoramento contínuo e a clareza nos papéis de proponentes, desenvolvedores, certificadores e executores são determinantes para ampliar a escala e a qualidade de projetos de restauração com componente de carbono na Mata Atlântica”, de acordo com o texto do documento.