Notícias > Notícia
01.07.25
IIS realiza palestra sobre ciências comportamentais aplicadas a conservação durante a conferência Behavioural Transformations 2025, em Londres
O Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) participou, no início de junho, do Behavioural Transformations 2025, conferência internacional promovida pela School for Government e pelo Policy Institute do King’s College London. Realizado em Londres, o evento reuniu pesquisadores e profissionais para debater o uso de ciências comportamentais na formulação de políticas públicas. A edição deste ano teve como tema “Putting Policy Back in Behavioural Public Policy”.
Durante o encontro, a pesquisadora do IIS, Fernanda Gomes, apresentou a palestra “A Behavioural Approach for Voluntary Conservation of Native Vegetation in the Tropics” na sessão dedicada a intervenções ambientais. A apresentação teve como base os resultados do projeto “Incentivos e intervenções para políticas baseadas em comportamento para uma cadeia produtiva de soja livre de desmatamento e conversão no Cerrado”, realizado pelo IIS com apoio do Land Innovation Fund (LIF).
“As ciências comportamentais oferecem ferramentas valiosas para tornar políticas ambientais mais eficazes e próximas da realidade dos produtores”, afirmou.
O projeto utilizou experimentos de campo e análises qualitativas para investigar como intervenções comportamentais influenciam a tomada de decisão de produtores rurais no Cerrado.
Os entrevistados pelo projeto relataram que seus maiores obstáculos para implementar ações de conservação eram as preocupações financeiras, com a percepção de que haveria perda de renda. Os receios diminuíram quando foram oferecidas compensações vistas como mais justas ou que compensassem o custo de oportunidade da soja no futuro. Esses incentivos foram especialmente mais eficazes para produtores capitalizados que já planejavam desmatar e que são obrigados a designar parte das terras como reserva privada permanente.
A iniciativa integra a agenda do Land Innovation Fund voltada à mitigação de impactos ambientais em cadeias agropecuárias na América do Sul. O trabalho do IIS contribui para o desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências, com foco na conservação do Cerrado e na construção de cadeias de valor mais sustentáveis.
Saiba mais sobre o projeto no link www.iis-rio.org/projetos/ciencias-comportamentais-aplicadas-a-uma-cadeia-sustentavel-da-soja/