Notícias > Evento

Compartilhe

22.04.20

Movimento Otimismo Planetário (#EarthOptimism)

O dia 22 de abril de 2020 marca o 50º aniversário do Dia da Terra. Desde 2017, em diversos países do mundo neste dia é celebrado também o dia do Otimismo Planetário. Fundado pelo Smithsonian Conservation Commons (nos EUA) e Cambridge Conservation Initiative (no Reino Unido), o #Earthoptimism (otimismo planetário, in inglês) celebra uma mudança de foco de problema para solução no diálogo sobre conservação e sustentabilidade.

Desde sua fundação, mais de 60 eventos foram realizados em organizações parceiras que aderiram ao movimento em mais de 15 países. Durante a semana do Dia da Terra são promovidas palestras, exposições, mostras de cinema, atividades em museus e escolas, divulgando e celebrando histórias de sucesso em conservação.

Este ano seria marcado pela realização da primeira versão do evento no Brasil, organizado pelo IIS e planejado para acontecer no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Assim como os demais parceiros globais do movimento, acreditamos que, dando escala às iniciativas e boas práticas através do diálogo sobre conservação e sustentabilidade, é possível inspirar a ação dos indivíduos mudando o foco de sensação de perda para esperança.

Mesmo com todos eventos físicos planejados para este ano cancelados, o movimento #EarthOptimism continua a reunir pessoas para falar sobre o que está funcionando para proteger o futuro do nosso planeta. Enquanto algumas organizações como o Smithsonian https://earthoptimism.si.edu/ e outros parceiros https://earthoptimism.si.edu/global-partner-events/ estão organizando eventos virtuais https://earthoptimism.si.edu/2020-summit/ do #Earthoptimism para marcar a ocasião, representantes da aliança global do movimento, de várias partes do mundo, gravaram uma mensagem que será compartilhada nesses eventos. Neste momento sem precedentes que estamos passando, precisamos mais do que nunca de otimismo – para nos elevar, inspirar e nos ajudar a imaginar um novo caminho a seguir.

Aguardamos ansiosos pela oportunidade de nos reunirmos presencialmente em 2021. E por hora, mesmo distantes, seguimos com otimismo de que juntos somos capazes de conservar a natureza e construir um futuro melhor para todos.

 

Se você conhece alguma iniciativa inspiradora que gostaria de compartilhar conosco, envie um email para contato@iis-org.com com o assunto Movimento Otimismo Planetário.

 

 

Fazem parte da aliança global do Otimismo Planetário (#Earth Optmism)

 

 

Nancy Knowlton, Ruth Stolk, Andrea Santy, Smithsonian Conservation Commons, Washington, DC, EUA.

 

Andrew Balmford, Rosie Trevelyan, Mike Rands, Cambridge Conservation Initiative, Cambridge, Reino Unido.

 

Olivia Adhiambo e Anthony Kuria, Associação de Biologia Tropical, Nairobi, Quênia.

 

Agnieska Latawiec, Bernardo Strassburg e demais membros da equipe do Instituto Internacional Para Sustentabilidade, Rio de Janeiro, Brasil.

 

Chen Feng, Shan Shui, Pequim, China.

 

Vanessa Adams, Justine O’Brien e Belinda Fairbrother, Sociedade de Biologia da Conservação Oceania e Sociedade de Conservação de Taronga, Sydney, Austrália