Notícias > Evento
25.09.25
“Restauração em jogo: conectando recuperação global e urbana para um futuro climático resiliente” acontece no dia 8 de outubro
O papel da restauração de ecossistemas tropicais e urbanos para resiliência climática, conservação da biodiversidade, saúde pública e desenvolvimento sustentável. Esses serão os principais temas debatidos no próximo dia 8 de outubro durante a programação do “Restauração em jogo: conectando recuperação global e urbana para um futuro climático resiliente”.
O evento, que acontece no Centro Loyola, no Rio de Janeiro, das 9h às 12h30, será em inglês, com tradução e transmissão simultânea.
Organizado pelo IIS e pelo Senckenberg Nature Research (SGN), com apoio da PUC-Rio e do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo, a programação reunirá especialistas e parceiros da cooperação Brasil–Alemanha em dois painéis com convidados internacionais.
Programação | 8 de outubro | 9h00 – 12h30
9h00 – 9h30: Abertura (PUC-Rio e DWIH)
. Aline Rodrigues – Professora do Mestrado Profissional em Ciências da Sustentabilidade da PUC-Rio e Líder da Estratégia de Soluções Baseadas na Natureza do IIS
. Katharina Fourier – Diretora do DWIH São Paulo e DAAD Deutscher Akademischer Austauschdienst Brasil
9h30 – 10h40: Painel 1 “Ciência e Inovação para a Restauração de Ecossistemas em Escala”
Abordará as evidências científicas mais recentes e as inovações tecnológicas capazes de acelerar a restauração em diferentes contextos. Pesquisadores e especialistas discutirão como dados de monitoramento multimodal, inteligência artificial e modelagem ecológica podem ser aplicados para ampliar a escala, a resiliência e a efetividade da restauração, conectando ciência de ponta às necessidades de adaptação climática.
. Bernardo Strassburg – Professor do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio e Diretor de Ciência e Inovação do IIS
. Jessica Hetzer – Senckenberg Biodiversity and Climate Research Institute
. Viviane Figueiredo – Gerente de Restauração de Paisagens e Florestas na CI-Brasil
. Mediação: Taruhim Quadros – Líder de Restauração no WWF-Brasil
10h40 – 11h00: Intervalo para café
11h00 – 12h10: Painel 2 “Parcerias e Governança para Destravar a Restauração em Larga Escala”
Destacará a importância de parcerias institucionais, redes de cooperação e mecanismos de governança para viabilizar a restauração em grande escala. Serão explorados exemplos de cooperação internacional, parcerias público-privadas, engajamento comunitário e finanças climáticas, com foco em fortalecer cadeias de restauração, ampliar o acesso a recursos e conectar atores locais e globais para transformar compromissos em resultados concretos.
. Thiago Belote – Diretor de Florestas no MMA/SBio/DFlo
. Mariana Oliveria – Diretora de Florestas e Uso da Terra no WRI Brasil
. Julio Tymus – Coordenador de Restauração Ecológica
. Mediação: Fernanda Gomes – Gerente de Conhecimento e Comunicação do IIS
12h10 – 12h30: Encerramento (SGN e IIS)
. Bernardo Strassburg – Professor da PUC-Rio e Diretor de Ciência e Inovação do IIS
. Aidin Niamir – Head of International Science Policy no SGN
O evento será aberto ao público, mediante inscrição prévia e sujeita a lotação. A expectativa é promover um espaço inclusivo de diálogo entre ciência, prática e políticas públicas em evento que antecede importantes discussões da COP30.
Serviço
Evento: Restauração em jogo: conectando recuperação global e urbana para um futuro climático resiliente
Data: 08 de outubro (quarta-feira)
Horário: 9h00 às 12h30
Local: Casa Loyola da PUC-Rio (Estr. da Gávea, 1, Gávea)
Formato: Híbrido, com inscrição prévia.
Idioma: Inglês-Português (tradução simultânea disponível)
Organização: Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) e Senckenberg Society for Nature Research (SGN)
Apoio: Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)