Compartilhe

Apoio Técnico para as Contribuições da Coalizão Brasil para o Plano Clima 

O Plano Clima é o principal instrumento da Política Nacional sobre Mudança do Clima para orientar as ações de enfrentamento à mudança do clima no Brasil até 2035. Coordenado pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), conta com a participação de 23 ministérios e representantes da Sociedade Civil.  

O plano é estruturado em dois pilares principais: 1. Mitigação: com foco em reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). 2. Adaptação: Promover a resiliência dos sistemas naturais e humanos aos impactos das mudanças climáticas. 

Além das Estratégias Nacionais, o Plano Clima é composto por planos setoriais e temáticos: 7 para Mitigação e 16 para Adaptação. O documento terá ainda Estratégias Transversais para a Ação Climática, que definirá os meios de implementação (como financiamento, governança e capacitação) e medidas para a transição climática.  

Neste contexto, o IIS está realizando uma consultoria técnica para a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura para apoiar as suas contribuições para o Plano Clima. A Coalizão Brasil é um movimento composto por mais de 400 representantes do setor privado, setor financeiro, academia e sociedade civil em prol da liderança do Brasil em uma nova economia de baixo carbono, competitiva, responsável e inclusiva.  

Em parceria com a Coordenação Executiva e o Grupo de Trabalho em Clima da Coalizão Brasil, o IIS está trabalhando com: i) revisão e análise documental, ii) apoio metodológico, iii) síntese de contribuições técnicas, iv) entrevistas e análises de insumos e v) apoio ao plano de advocacy das contribuições da Coalizão Brasil aos planos setoriais e temáticos. Adicionalmente, esta parceria também conta com a Aflorar na facilitação estratégica de reuniões e oficinas.  

Essas contribuições são importantes para o movimento, que tem se posicionado como importante ator na formulação de propostas e soluções que ajudem o Brasil a implementar os compromissos assumidos no acordo climático global.