Publicações > Relatório

Compartilhe

Future-proofing nature finance: Towards building climate-resilient biodiversity credits

O policy brief “Future-proofing nature finance: Towards building climate-resilient biodiversity credits” chama atenção para uma lacuna crítica nas atuais iniciativas de créditos de biodiversidade (“biocredits”): a falta de consideração sobre como a mudança do clima transformará os ecossistemas.

Como a mudança do clima afeta a dinâmica e a distribuição da biodiversidade, ganhos de curto prazo registrados pelos biocredits podem não se sustentar ao longo do tempo. Isso compromete tanto a funcionalidade quanto a credibilidade desses instrumentos. O brief enfatiza a necessidade de integrar o risco climático e estratégias de adaptação ao desenho dos biocredits e oferece recomendações para garantir sua integridade ecológica e financeira de longo prazo.

O documento se baseia em pesquisas preliminares conduzidas pelo IIS em parceria com a re.green. O trabalho foi elaborado por Stella Manes, Sara Mortara (re.green), Luisa F. Liévano-Latorre, Fernando Resende, Renata Capellão, Vinícius F. Farjalla, Juliana M. de Almeida-Rocha, Viviane Dib, Agnieszka Latawiec, Carlos Alberto Scaramuzza, Paulo D. Branco, Rafael Loyola, Bernardo Strassburg e Pedro H. S. Brancalion (re.green).

O estudo revisou 24 iniciativas globais de créditos de biodiversidade, analisando as dimensões de biodiversidade consideradas, métodos aplicados, co-benefícios e outros padrões recorrentes. O documento também apresenta recomendações para fortalecer a efetividade e a robustez dessas iniciativas na mensuração e valoração da biodiversidade.