Publicações > Artigo

Compartilhe

Quantificando e categorizando pegadas nacionais de risco de extinção

A biodiversidade, essencial para fornecer os serviços ecossistêmicos que sustentam a humanidade, está ameaçada. As projeções mostram que a perda de biodiversidade, especificamente o aumento da extinção de espécies, provavelmente continuará sem intervenção significativa. A atividade humana é o principal fator dessa perda, gerando ameaças diretas, como a perda de habitat, e indiretas, como as mudanças climáticas. Muitas vezes, essas ameaças são induzidas pelo consumo de produtos e serviços em locais distantes das espécies afetadas, criando um deslocamento geográfico entre causa e efeito.

No artigo, foram quantificadas e categorizadas as pegadas de risco de extinção para 188 países. Setenta e seis países são importadores líquidos de pegada de risco de extinção, 16 países são exportadores líquidos de pegada de risco de extinção e em 96 países o consumo doméstico é o maior contribuinte para a pegada de risco de extinção.

Esses perfis fornecem informações sobre as fontes subjacentes de consumo que contribuem para o risco de extinção das espécies, uma contribuição valiosa para a formulação de intervenções destinadas a transformar as interações da humanidade com a biodiversidade.

Figura 1: Categoria da pegada de risco de extinção por país. Cada um dos 188 países em escopo é codificado por cores de acordo com qual das pegadas (importadas, exportadas ou domésticas) tem o maior valor naquele país. Quanto mais escura a cor, maior o valor da pegada correspondente. (Gerado usando Microsof PowerPoint https://www.microsof.com/en-us/microsof-365/powerpoint)

Colaboradores Relacionados (1)