Notícias > Vaga
01.07.25
Contratação de consultoria de pessoa jurídica em gestão de redes sociais, comunicação e produção de conteúdo
O Projeto GEF Áreas Privadas – Concretizando o potencial de conservação da biodiversidade em áreas privadas no Brasil é financiado pelo Global Environment Facility (GEF) e implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Sua gestão financeira é realizada pelo Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), sob a coordenação técnica do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Os principais objetivos são ampliar o manejo sustentável da paisagem, contribuir para a conservação da biodiversidade e fortalecer a provisão de serviços ecossistêmicos em áreas privadas no Brasil.
O projeto abrange três componentes interrelacionados. O Componente 1 visa desenvolver atividades em duas áreas-piloto, uma no bioma Mata Atlântica e outra no bioma Cerrado, com foco na redução da fragmentação das paisagens produtivas, no aumento da disponibilidade de habitat para espécies ameaçadas de extinção e no desenvolvimento de esquemas de incentivo para a conservação. O Componente 2 se propõe a estabelecer um acordo com empresas do setor de árvores plantadas e proprietários de áreas nos seus arredores para promover a conservação da biodiversidade e a recuperação da vegetação nativa, bem como favorecer a execução de ações para conectividade de fragmentos florestais. Por fim, o Componente 3 tem como objetivo aprimorar as capacidades públicas para planejar e implementar políticas de conservação em áreas privadas, incorporando o valor da conservação em políticas e ferramentas públicas.
A comunicação é considerada estratégica para o alcance dos objetivos do projeto, com foco em mobilização social, engajamento, educação ambiental e divulgação técnica. Na Fase 1, foi estruturado um plano de comunicação e diversos materiais e canais digitais. Na Fase 2, há ênfase na gestão integrada de redes sociais (como Instagram e WhatsApp) para ampliar o alcance, o diálogo e a conscientização sobre a conservação em áreas privadas.
Este Termo de Referência (TdR) tem como objetivo contratar uma consultoria de pessoa jurídica especializada em gestão de redes sociais, comunicação e produção de conteúdo com experiência socioambiental, para atuar de forma integrada à equipe de comunicação do projeto.
A documentação obrigatória para candidatura está detalhada no Termo de Referência. Os interessados devem se inscrever exclusivamente por meio deste link – Candidatura Social Media – GEF AP. O prazo para envio do formulário é até o dia 15/07/2025.