Notícias > Clipping

Compartilhe

06.11.25

O Globo: fundadores e pesquisadores do IIS estão entre os cientistas brasileiros mais influentes do mundo

Os fundadores do IIS, Bernardo Strassburg e Agnieszka Latawiec, estão dos cientistas brasileiros mais influentes do mundo. O cientista sênior do IIS Álvaro Iribarrem e o pesquisador associado ao IIS, Fábio Scarano, também foram citados.  

Divulgado pelo jornal O Globo, o levantamento foi realizado pela Agência Bori e a Overton, uma plataforma internacional que trabalha com ciência e políticas públicas. O relatório elegeu 107 pesquisadores brasileiros que mais influenciam decisões no mundo. A lista considerou menções em documentos estratégicos, relatórios técnicos e pareceres usados por governos, organismos internacionais e organizações da sociedade civil. 

Juntos, os 107 pesquisadores brasileiros embasasaram, com seus trabalhos, mais de 33,5 mil documentos de políticas públicas publicados desde 2019. 

Saiba mais sobre eles: 

Bernardo Strassburg, cofundador e diretor executivo de ciência do IIS, atua há mais de duas décadas na formulação de estratégias de uso da terra, conservação e restauração ecológica. Economista e doutor em Ciências Ambientais pela University of East Anglia (Reino Unido), lidera projetos que orientam políticas públicas e iniciativas privadas para a restauração em larga escala no Brasil e no exterior.

Agnieszka Latawiec, fundadora e diretora executiva do IIS, é professora associada no Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio e coordenadora do Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade da universidade. Engenheira ambiental formada na Polônia e doutora pela University of East Anglia, ela lidera pesquisas sobre indicadores de sustentabilidade, gestão de solos e integração de conhecimento científico, tradicional e local em processos decisórios.

Álvaro Iribarrem integra o IIS desde 2013 e atua na modelagem de uso do solo e priorização de áreas para restauração de paisagens. Seu trabalho combina inteligência espacial e modelagem ecológica para subsidiar estratégias de planejamento territorial e políticas públicas.

Fábio Scarano, pesquisador associado ao IIS, é engenheiro florestal pela Universidade de Brasília e doutor em Ecologia pela University of St. Andrews, na Escócia. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1993, participou dos painéis do IPCC e da IPBES, e é autor de mais de uma centena de publicações sobre biodiversidade, mudanças climáticas e sustentabilidade 

Colaboradores Relacionados (3)