Notícias > Notícia

Compartilhe

29.05.21

IIS é membro da Articulação pela Restauração do Cerrado (Araticum)

O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e também a savana mais biodiversa do planeta, apresentando diversas fitofisionomias incluindo áreas campestres, savânicas e florestais que respondem por um terço da biodiversidade do Brasil. No entanto, a vegetação nativa do Cerrado está desaparecendo em ritmo alarmante e 50% do bioma já foi convertido para dar lugar à produção agropecuária, principalmente no MATOPIBA – uma região que incluiu os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia onde ocorreu forte expansão agrícola a partir da segunda metade dos anos 1980.

A Araticum – Articulação pela Restauração do Cerrado – é uma rede colaborativa e multisetorial que visa atuar como uma coalizão para promover a restauração em larga escala do bioma. Seus objetivos específicos incluem alavancar a restauração ecológica de diferentes fitofisionomias do Cerrado; integrar os diferentes setores, incluindo setores produtivos; fortalecer organizações locais que precisam de apoio técnico e metodológico, bem como órgãos estaduais de meio ambiente; e fomentar políticas públicas já existentes e a criação de novas; entre outros.

Lançada em 2020, a rede tem cerca de 100 participantes de algumas dezenas de organizações, e desde fevereiro de 2021 o IIS passou a integrá-la.

Como um dos membros da rede, o IIS tem contribuído nas discussões para consolidar a articulação e na construção de um plano de ações que viabilize atingir o objetivo de promover a restauração em larga escala no bioma. O IIS atua em dois grupos de trabalho (GTs), estando representado no GT Inteligência territorial pelas pesquisadoras Nina Pougy e Raísa Vieira e no GT de Disseminação e Capacitação por Lara Monteiro.