Notícias > Notícia

Compartilhe

25.06.19

Conservação e restauração da natureza: desafios e soluções para o futuro do planeta

Bernardo Strassburg, diretor do IIS, apresentou em sua palestra realizada no Museu do Amanhã (RJ) no dia 12 de junho, os principais resultados do diagnóstico global sobre a biodiversidade divulgado pela Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES). O relatório, publicado em Maio deste ano, é o mais abrangente já concluído. É o primeiro Relatório intergovernamental de seu tipo e baseia-se na histórica Avaliação Ecossistêmica do Milênio de 2005, introduzindo formas inovadoras de avaliar as evidências.

Compilado por 145 autores especialistas de 50 países nos últimos três anos, com contribuições de outros 310 autores contribuintes, o Relatório avalia as mudanças nas últimas cinco décadas, fornecendo uma visão abrangente da relação entre os caminhos do desenvolvimento econômico e seus impactos na natureza. Também oferece vários cenários possíveis para as próximas décadas.

Segundo Bernardo, um dos autores líderes do estudo, as grandes metas que colocamos para a conservação e preservação da natureza são perfeitamente factíveis. Já sabemos o que precisa ser feito para atingí-las, e de fato, já estamos fazendo. O que precisamos é ganhar escala, e a mobilização social é fundamental para realizarmos essas mudanças transformadoras necessárias para garantir o futuro do planeta.