Notícias > Vaga

Compartilhe

13.02.19

IIS contrata serviço especializado para reformulação do website institucional

Processo encerrado.

Empresa selecionada: Café.com

TERMO DE REFERÊNCIA

(TDR-IIS-001/2019)

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA A REFORMULAÇÃO DO WEBSITE DO INSTITUCIONAL DO INSTITUTO INTERNACIONAL PARA SUSTENTABILIDADE (IIS)

 

 1.       Contextualização

O Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), associação civil sem fins lucrativos fundada em 2009, está baseado no Rio de Janeiro e atua como um think tank na produção de conhecimento relacionado à sustentabilidade no uso da terra em níveis local, nacional e global. Nos últimos anos, o IIS vem desenvolvendo pesquisa científica de alto impacto e estudos estratégicos de apoio a políticas públicas junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), secretarias regionais de meio ambiente e outros parceiros, conciliando conservação da biodiversidade, restauração de ecossistemas naturais e seus serviços ambientais, e desenvolvimento social e econômico.

 

2.       Justificativa

Devido a sua atuação em painéis e congressos internacionais, publicações em periódicos de grande destaque e a conquista de projetos de grande abrangência, o IIS tem atraído visibilidade e reconhecimento do meio acadêmico, da sociedade civil e de órgãos governamentais nacionais e internacionais. Para a maioria desses públicos, o website é o cartão de visitas do Instituto e deve, portanto, apresentar os serviços prestados e a área de atuação da organização de forma clara e acessível, mostrar as conquistas, projetos e publicações, transmitindo a excelência, reputação e a credibilidade do Instituto.

O site atual do IIS é antigo, não responsivo e possui recursos limitados para a publicação de vídeos e iframes para APIs (Application Programming Interface).

Além disso, o site deverá também atender a demandas específicas de projetos em desenvolvimento, incluindo atividades relacionadas à comunicação, disseminação e engajamento com os públicos-alvo de cada projeto. Esses mini-sites de projetos ficarão hospedados na mesma plataforma do website do IIS e serão visualizados e acessados através de um iframe dentro do site institucional do IIS, como neste exemplo: Projeto AQUEDUCT (https://www.wri.org/our-work/project/aqueduct) dentro do website do WRI (https://www.wri.org), sendo que as funções e a estrutura do backend deverão ser compartilhadas entre todos esses sites.

3.       Objeto:

Contratação de serviço especializado para a reformulação do website institucional do IIS.

 

 4.       Escopo do serviço:

O serviço deverá ser prestado por uma empresa que ficará responsável pela reformulação e manutenção do website do IIS, cujas atividades estarão diretamente relacionadas ao escopo do trabalho, especificado abaixo:

 

  • Frontend / design

Deverão ser utilizadas tecnologias compatíveis com os principais browsers utilizados pelos usuários, facilitando o uso intuitivo e seguindo as especificações de layout, identidade visual e arquitetura da informação definidas pelo time de comunicação da contratante. Recomenda-se o uso dos padrões de internet W3C e tecnologias HTML, JavaScript e CSS, evitar o uso de conteúdo em flash e homologação para uso Chrome, Firefox, Explorer e Safari. O layout do website deverá ser responsivo permitindo o acesso de qualquer dispositivo. Para fins de referência, favor utilizar: http://www.w3c.br/Padroes/WebDesignAplicacoes. O design do website do IIS deverá refletir a identidade visual do Instituto.

Observação: Para fins de concorrência, deverá ser oferecida 01 (uma) opção de layout para homepage e 01 (uma) opção de layout para uma página de conteúdo de livre escolha do proponente, para ajustes e aprovação do IIS.

  • Backend

Deverá ser desenvolvida uma área administrativa para publicação de conteúdo e criação de páginas e seções de página para os conteúdos definidos na arquitetura da informação e pela área de comunicação da contratante, conforme o plano de comunicação. Recomendamos que seja utilizado o WordPress, plataforma CMS – Content Mangement System, para gestão do conteúdo e uso de tecnologias open-source para utilização de APIs e implementação de funcionalidades ao website. Recomenda-se o uso da linguagem PHP para funcionalidades a serem implementadas no site, e para a camada de persistência e banco de dados, recomenda-se o uso de MySQL ou postGreSQL. A escolha dessas ferramentas e padrões devem ser definidas num documento de arquitetura que deverá compor a proposta técnica da empresa proponente para desenvolvimento da ferramenta.

  • Arquitetura da Informação

Os sites deverão ser desenvolvidos contendo pelo menos as seguintes funcionalidades:

– Ser responsivo para diferentes plataformas de acesso (PC, tablet, celular, etc)

– Ser inicialmente bilíngue (Português e Inglês), com potencial inclusão de um terceiro idioma (Espanhol);

– Possibilitar upload, armazenamento e busca, e busca rápida de bibliotecas de mídias diversas (documentos Word, pdfs, vídeos e fotos);

– Ter opção para visitantes assinarem newsletter;

– Disponibilizar ferramenta de feeding RSS, ofertar opções de curadoria de notícias e de agregador de notícias, ofertar opções de filtragem de conteúdo de redes sociais e opções da disponibilização desse conteúdo no website;

–  Permitir a coleta de dados de acesso e usabilidade (ex: inserção de tags do Google Analytics).

A empresa contratada deverá participar de um workshop que será organizado pelo IIS, em sua sede no Rio de Janeiro, para definição das personas, necessidades e jornadas dos usuários. A partir do levantamento de informações, realizado pela contratada, esta deverá desenvolver o mapa do website e os wireframes para aprovação do IIS.

  • Manutenção

Após a entrega do website, deverá ser firmado, entre a empresa contratada e o IIS, um novo contrato de suporte e manutenção do website. A proposta deve conter o tipo de serviços/suporte que a empresa tem condições de oferecer após a entrega do website, e o valor cobrado por homem/hora por cada tipo de serviço prestado.

 5.       Prazo de execução

O website deverá ser entregue em até 6 (seis) meses a partir da data de assinatura do contrato. A fases do projeto e sua respectiva duração deverão ser especificadas no cronograma (ver item 7).

 

6.       Responsabilidades da contratante:       

  • Hospedagem/Publicação

O IIS disponibilizará a infraestrutura onde o website deverá ser hospedado.

 

  • Definição e contratação do domínio

Uma vez homologado o website no ambiente de hospedagem a ser disponibilizado pelo IIS, o domínio será redirecionado para o endereço do site atual: www.iis-rio.org.

 

7.       Requisitos para envio das propostas:

A proponente deverá apresentar proposta técnica/comercial contemplando:

  • Apresentação de escopo detalhado do projeto discriminando o esforço para desenvolvimento do frontend (design) e do backend do website;
  • Proposta de layout para a homepage e uma página interna de conteúdo de livre escolha do proponente, para ajustes e aprovação do IIS.
  • Plano de trabalho (cronograma e entregas), atendendo às especificações descritas para o website;
  • Orçamento para execução do serviço, discriminando os custos de cada etapa descrita no plano de trabalho. O orçamento deverá conter uma memória de cálculo para todas as atividades que serão executadas. O orçamento também deverá apresentar as condições de pagamento, prazo de validade da proposta, detalhamento de todas as despesas e outros detalhes técnicos e informações que julgar necessários.
  • Plano de manutenção – que tipo de serviços/suporte a proponente tem condições de oferecer após a entrega do website e proposta financeira para plano manutenção mensal (especificar tipo de serviço e valor);

 

8.       Critérios de seleção e de avaliação das propostas:

A seleção da empresa contratada para o serviço será realizada em duas etapas:

 

8.1   ETAPA I: Avaliação de adequação ao trabalho proposto e design e do Menor Preço Oferecido, seguindo os critérios de avaliação abaixo.

Para estar habilitada a participar do processo de seleção, a empresa deverá apresentar um portfólio com no mínimo 3 projetos semelhantes e relacionados ao serviço especificado neste Termo de Referência, com descrições sucintas, informando a metodologia utilizada em cada trabalho realizado e o Nome / Cargo / E-mail / Telefone do responsável pelos contatos técnicos do cliente (pessoa vinculada ao cliente responsável pelos contatos relativos ao projeto desenvolvido).

A avaliação da proposta de design será feita a partir da sugestão de layout para a homepage e página interna de conteúdo, conforme especificado no item 7.

Critérios de Avaliação de adequação de trabalho proposto e design Pontuação máxima
Análise de portfólio

50

Proposta de design de homepage e página interna de conteúdo

50

PONTUAÇÃO MÁXIMA

100

 

Fases da avaliação da ETAPA I:

  • 1ª fase da avaliação (eliminatória) – Nota de Adequação e Design (NAD): Serão classificadas as 5 (cinco) primeiras empresas que obtiverem as maiores pontuações (no máximo 100 pontos).
  • 2ª fase de avaliação (classificatória) – Nota para Preço Oferecido (NPO): será calculada de acordo com a seguinte fórmula, para cada proposta oferecida (a proposta de menor preço terá a nota 100):

 

NPO(i) = (PPmín / PPi) x 100

 

Onde:

NPO(i) = Nota para preço oferecido

PPmín = Valor da proposta de menor preço oferecido dentre as 5 propostas classificadas

PPi = Valor da proposta de preço em avaliação

 

A nota final da ETAPA I (N1) de cada proposta classificada será calculada a partir da seguinte fórmula, considerando que a Nota de Adequação e Design (NAD) terá peso 0,50 e a Nota para preço oferecido (NPO) terá peso 0,50:

 

N1 = (NAD x 0,50) + (NPO x 0,50)

 

8.2   ETAPA II: apresentação oral da proposta e entrevista com as proponentes

As 03 (três) empresas que obtiverem as notas mais altas na ETAPA I (N1) serão convidadas a apresentarem presencialmente/oralmente a sua proposta (descrita no item 6), na sede do IIS no Rio de Janeiro, para uma comissão avaliadora composta por membros do IIS. Cada proponente terá 45 minutos para sua apresentação, e na sequência deverá responder às perguntas levantadas pela comissão. Nesta ETAPA II, serão julgados e pontuados (N2) os seguintes critérios:

Critério de apresentação oral Pontuação
Objetividade e adequação ao serviço solicitado De 0 a 5
Apresentação de metodologia proposta ao serviço a ser desenvolvido De 0 a 5
Postura, clareza e domínio dos conteúdos apresentados De 0 a 5
Domínio, clareza e segurança nas respostas às perguntas da comissão avaliadora De 0 a 5

O desempenho para cada um dos critérios será pontuado da seguinte forma:

EXCELENTE 4 pontos
MUITO BOM 3 pontos
BOM 2 pontos
REGULAR 1 ponto
INSATISFATÓRIO 0 – Não pontua

 

A Nota da ETAPA II (N2) será calculada a partir do somatório das notas dos critérios de apresentação oral da proposta.

A empresa proponente que obtiver a maior nota da ETAPA II (N2) será selecionada e convidada a negociar o contrato.

 

9. Candidatura:

A proponente deverá enviar sua proposta, considerando os itens e condições acima, para o e-mail f.gomes@iis-rio.org com o assunto “Website IIS – INCLUIR O NOME DA PROPONENTE” até no máximo dia 28/02/2019.

Dúvidas deverão ser enviadas para este mesmo endereço de e-mail.

 

Rio de Janeiro, 13 de fevereiro de 2019.

Perguntas frequentes:

– Seria interessante termos uma ideia do tamanho e volume de conteúdo do site. Podemos considerar o que hoje está em http://www.iis-rio.org ? Existe algum tipo de conteúdo que não está presente hoje nesse site que deverá estar presente no novo projeto?

R: Sim, pode considerar o volume de conteúdo do site atual. O que procuramos com o nove site é uma nova abordagem na experiência do usário visando a comunicação com públicos distintos (financiadores, academia, ONGs parceiras, beneficiados pelos projetos etc), e claro, novo design.
– Imagino um projeto bem gráfico que valorize o uso de fotos. Vocês possuem um banco de fotos próprias ou a compra de algum Banco específico?
R: Temos fotos de projetos, e quando necessário compramos de banco de dados.
– Para essa etapa inicial, você possui definido o conteúdo que gostaria que estivesse presente na home e na página de notícias ou essa decisão, nesse momento, fica a critério da agência?
R: Para a etapa inicial, iremos avaliar a proposta de desing. O conteúdo da home será definido a partir do workshop que será agendado com a empresa selecionada após a assinatura do contrato.
– Os mini sites descritos no briefing serão desenvolvidos posteriormente e não estão contemplados nessa proposta, certo?
R: Certo. O primeiro será o do Projeto GEF, que deverá ser iniciado logo após a entrega do site do IIS, mas firmado em outro contrato.