Notícias > Notícia

Compartilhe

01.12.15

IIS inicia experimentos com biocarvão em Casimiro de Abreu/RJ

O Instituto Internacional para Sustentabilidade iniciou no dia 11 de novembro os experimentos com biocarvão, com produtores rurais na região de Casimiro de Abreu/RJ. Este projeto é uma parceria com a Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD).

A equipe do IIS foi aos viveiros de mudas de Dona Graça e de Seu Antônio para desenvolver experimentos com substratos com porcentagens de biocarvão e observar seu desenvolvimento em determinadas espécies nativas, que farão parte do reflorestamento da Mata Atlântica no município. No viveiro de Dona Graça foram desenvolvidos experimentos com as mudas Guanandi (ou Trema) e Jequitibá Rosa, e no viveiro de Seu Antônio será observada a interação com solo com biocarvão nas espécies Pau-cigarra e Aroeira.

O biocarvão utilizado pela equipe foi obtido de experimentos anteriores desenvolvidos na Fazendinha Agroecológica, em Seropédica/RJ, em uma parceria do IIS com a Embrapa Agrobiologia. Os próximos passos do projeto envolvem a observação do crescimento das espécies durante seis meses, e a posterior inserção em espaços pré-determinados pela AMLD em Casimiro de Abreu.