Notícias > Notícia

Compartilhe

18.02.21

IIS lança filiais na Austrália e Polônia

Com sede no Rio de Janeiro, mas com atuação global, o IIS expande suas operações inaugurando dois escritórios no exterior – o IIS Australia e o IIS Polônia (IIS PL), fundados em novembro de 2019 e Maio de 2020 respectivamente. A expansão tem como objetivo ampliar o poder do IIS em trocar conhecimento, subsidiando a tomada de decisão para ações mais ambientalmente sustentáveis. Uma instituição sediada em um país em desenvolvimento inaugurando filiais em países desenvolvidos é um caso raro – o inverso do que costuma acontecer – que mostra a força e o reconhecimento, nacional e internacional, que o IIS tem alcançado nos últimos anos.

 

Sobre o IIS Australia (IIS AU)
IIS AU é um instituto de pesquisa sediado na cidade de Camberra (Austrália) com a visão de se tornar um hub internacional de troca de conhecimento e experiências em suporte a tomada de decisões ambientais, principalmente focadas em restauração de paisagens e florestas, modelagem de sistemas e planejamento espacial. Tem como objetivo a troca de experiências e o desenvolvimento de pesquisa e ferramentas de suporte à tomada de decisão, para facilitar o planejamento espacial da restauração de paisagens e florestas na implementação de ações ambientais sustentáveis, políticas e relatórios nacionais e investimentos do setor privado.
A filial australiana do IIS combina e amplia a experiência anterior do IIS no desenvolvimento e apoio à implementação de políticas públicas para restauração de ecossistemas no Brasil e no mundo, juntamente com uma agenda de pesquisa baseada em abordagens de ponta para o planejamento espacial e tomada de decisão liderada por instituições australianas nas últimas décadas.
O IIS AU lançou dois grandes projetos em seu primeiro ano de operação. O primeiro é um projeto em parceria com IIS, Conservação Internacional e CIFOR para desenvolvimento de uma modelagem de sistemas para predizer espacialmente o potencial de regeneração natural (assistida) em ecossistemas tropicais e subtropicais. Modelos preditivos com alta acurácia são particularmente úteis para informar planos de manejo, porque a maior certeza nos resultados do manejo pode reduzir a necessidade de investir em avaliação de risco e medidas de mitigação.
O segundo projeto do IIS AU, em parceria com o IIS Global, o Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica e o CIFOR é para desenvolver uma ferramenta de otimização espacial amigável para apoiar os países a formular planos e metas de restauração de ecossistemas florestais mais ambiciosos, realistas e específicos dentro de seus compromissos globais no âmbito da Convenção, levando em consideração o potencial de regeneração florestal natural.
Esta é uma ferramenta da família de ferramentas de suporte à decisão que o IIS vem desenvolvendo. Ao contrário das versões mais sofisticadas, geralmente usadas por funcionários altamente treinados, as ferramentas analíticas amigáveis, como a que o IIS está desenvolvendo,podem ser usadas por governos, profissionais ou mesmo comunidades locais.

O corpo executivo do IIS AU é composto por Renato Crouzeilles (Diretor Executivo), Diego Bastos (Diretor Financeiro e Administrativo), Hawthorne Beyer (Diretor Científico), Bernardo B. N. Strassburg, Agniezka Latawiec, Mariana Ferreira e Lygia Baeta Neves.

Saiba mais no site www.iis-au.org/

Sobre o IIS Polônia (IIS PL)

A filial polonesa da IIS está sediada na cidade de Opole e sua pesquisa está voltada na prestação de serviços ecossistêmicos, especialmente em pastagens naturais. Um de seus principais projetos está sendo desenvolvido em uma área de pastagem natural dentro da Nature 2000 – uma rede de habitats naturais raros, locais de pouso e procriação de espécies raras e ameaçadas, que se estende por todos os 27 Países da UE, tanto em terra como no mar.

O corpo executivo do IIS PL é composto por Agniezka Latawiec e Bernardo B. N. Strassburg. O Instituto tem como parceiros a Universidade de Agricultura de Cracóvia e da Universidade de Opole.