Notícias > Notícia

Compartilhe

01.05.19

IIS participa de workshop sobre adaptação às mudanças climáticas nas cidades Latinoamericanas

O associado do IIS Sergio Margulis apresentou seu trabalho esta semana do Workshop sobre adapação às mudanças climáticas, da terceira fase do projeto “NDCs: O que significam para as grandes cidades da América Latina?” promovido pela Fundação Konrad Adenauer.

Enquanto a agenda de mitigação está mais presente entre os países mais ricos e mais desenvolvidos, a agenda de adaptação é, por outro lado, de maior interesse para os países mais pobres e menores, pois eles são particularmente vulneráveis ​​aos eventos climáticos extremos. Isso não significa que esses países tenham um plano de adaptação nacional ou municipal, mas a maioria deles menciona a adaptação como uma questão de maior prioridade do que a mitigação. O nível de conscientização e interesse não garante um bom nível de coordenação entre os governos nacionais e os respectivos governos municipais. O objetivo da terceira parte do projeto é apoiar países e cidades a avaliar sua vulnerabilidade às mudanças climáticas e preparar e fortalecer seus respectivos planos de adaptação.

No vídeo, gravado na abertura do workshop realizado no Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de junho, Margulis apresenta um breve resumo das lições aprendidas nas fases I e II do projeto. Segundo Sérgio, “em termos de mudanças climáticas, as cidades representam muito mais uma solução do que um problema”. No entanto, “as mudanças climáticas são um problema fundamentalmente distribuitivo, onde os mais pobres são indiscutivelmente os mais vulneráveis”.

Assista o vídeo