Notícias > Notícia

Compartilhe

21.05.14

Pelo desenvolvimento de soluções de sustentabilidade para as áreas urbanas

Conhecer as iniciativas já implantadas e apontar os caminhos e soluções sustentáveis para os problemas enfrentados pelas cidades são os objetivos da Rede Brasileira de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (RSDS Brasil). O Instituto Internacional para Sustentabilidade é uma das organizações que integram a Rede e participou da primeira reunião de trabalho, ocorrida no dia 15 de maio na sede do Instituto Pereira Passos (IPP), no Rio de Janeiro.

Lançada em 2012 por Ban Ki-Moon, Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, a Rede está instalada em mais de dez países e abordará no Brasil o tema “Cidades Sustentáveis: Inclusivas, Resilientes e Conectadas”, que visa identificar soluções práticas para melhorar a gestão urbana. As atividades serão divididas inicialmente em três grupos temáticos: Métricas; Adaptação e Resiliência; e Conectividade.

De acordo com Emma Torres, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a proposta do RSDS é ser um “to do tank”, com foco na aplicação das ideias. Após a apresentação dos grupos temáticos os participantes foram divididos em grupos para a elaboração de sugestões para os próximos passos, e ainda apresentadas as soluções desenvolvidas pelas instituições coordenadoras Conservação Internacional, IPP, UFRJ e UFRRJ.

Saiba mais sobre a Rede Brasileira de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável.