Notícias > Evento

Compartilhe

10.03.21

Webinar: Planejamento espacial para recuperação florestal na Mata Atlântica

Assista o webinar sobre a importância do planejamento espacial e da identificação de áreas prioritárias para a recuperação florestal na Mata Atlântica brasileira.
O evento faz parte do lançamento do “Sumário para políticas públicas: priorização de áreas para recuperação florestal na Mata Atlântica brasileira”, desenvolvido pelo Instituto Internacional para Sustentabilidade no âmbito do Projeto Pró-Restaura: Desbloqueando as oportunidades comerciais, financeiras e econômicas da Restauração Florestal e de Paisagem no Brasil.

A importância do planejamento espacial para a recuperação florestal, por Renato Crouzeilles (IIS)

Projeto Pró-restaura, por Luciana Alves (WRI Brasil)

Priorização de áreas para recuperação florestal na Mata Atlântica, por Viviane Dib (IIS)

Visão do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica sobre a importância do planejamento espacial para a recuperação florestal, por Ludmila Pugliese (PACTO)

Uma visão do setor privado sobre a importância do planejamento espacial para a recuperação florestal, por Tathiane Santi Sarcinelli (Suzano)

Perguntas e debate com moderação de Viviane Dib

Renato Crouzeilles | IIS
Pesquisador associado e gerente sênior no Instituto Internacional para Sustentabilidade, atua na área de restauração de paisagens florestais com enfoque em conciliar o manejo ambiental com políticas públicas. Doutor em Ecologia pela UFRJ, professor permanente no Mestrado Profissional em Ciência do Meio Ambiente da UVA e professor colaborador no Programa de Pós-graduação em Ecologia da UFRJ. Integra o Conselho do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, onde atua como líder do GT de Inteligência Geoespacial.

Luciana Alves | WRI
Especialista em Restauração Florestal no WRI Brasil, atua em temas relacionados a estratégias e modelos de restauração de florestas, monitoramento da restauração, estruturas de governança, estudos de áreas prioritárias para recuperação de paisagens florestais e apoio à formulação de políticas públicas. Engenheira florestal (UFLA) e Mestre em Ecologia Aplicada à Conservação e Manejo dos Recursos Naturais, com ênfase em Restauração Ecológica. Além da sua atuação em ONGs, desde 2004 vem atuando em diferentes setores, incluindo o governo e empresas privadas.

Viviane Dib | IIS
Pesquisadora no Instituto Internacional para Sustentabilidade, atua em projetos que apoiam a elaboração de políticas públicas, principalmente relacionados à priorização de áreas para restauração e valoração de serviços ecossistêmicos. Bacharel em Ciências Biológicas (UFRJ) e Mestre em Ecologia (UFRJ), tendo como principal linha de pesquisa a influência das mudanças do uso e cobertura do solo sobre serviços ecossistêmicos relacionados à água. Possui experiência no setor privado, com o desenvolvimento de projetos de biorremediação de corpos hídricos através de tecnologias integradas.

Ludmila Pugliese – PACTO
Secretária executiva do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, atua em diversas frentes com destaque para a inclusão das discussões de gênero na pauta da restauração, estratégias espaciais do SIGWEB e a capacitação de unidades regionais. Criadora do BLOG Mulheres de imPACTO, que visa divulgar e apoiar o trabalho de mulheres na cadeia de restauração. Bacharel em Ciências Biológicas (UFRJ) e Mestre em Recursos Florestais (USP). Gerenciou o Centro de Experimentos Florestais e Projetos de Restauração da Fundação SOS Mata Atlântica.

Tathiane Santi Sarcinelli – Suzano
Analista Sênior em Meio Ambiente Florestal na Suzano. Graduada em Engenharia Florestal (UFV), Mestre e Doutora em Solos e Nutrição de Plantas (UFV), com ênfase em Geoprocessamento, Ecologia de Paisagens, Pedologia e Relação Solo-Ambiente.

Colaboradores Relacionados (2)

Parceiros Relacionados (1)

World Resources Institute (WRI)