Compartilhe

Estimativas dos benefícios de REDD para a conservação da biodiversidade

O objetivo desse estudo foi informar as estratégias de REDD+ sobre possíveis mecanismos para conciliar a expansão agrícola e evitar o desmatamento, compreendendo os desafios de implementação com enfoque nos requisitos financeiros e na gestão dos riscos potenciais e mecanismos de financiamento. Concentra-se tanto ao nível do produtor, investigando necessidades financeiras, e em um nível de execução mais ampla, discutindo possíveis e viáveis mecanismos de financiamento.

Trata-se de uma iniciativa internacional com projetos na América Latina, África e Sudeste da Ásia. O IIS coordenou a análise para o Brasil, concentrando-se no estado do Mato Grosso.

Estágio: Concluído;

Relatório do estudo está disponível aqui

Neste estudo, reproduzimos o conceito de “Land-Neutral Agricultural Expansion” (Strassburg, 2012), que permite aos agricultores demonstrar que a expansão agrícola não causou qualquer impacto direto ou indireto sobre os ambientes naturais. Em um contexto de incentivos relacionados com o desmatamento evitado, este mecanismo permite que aqueles que o implementarem possam reivindicar créditos de desmatamento evitado. Na ausência de tal mecanismo, ele ainda pode ser usado para demonstrar compromisso com as metas de sustentabilidade, seja para ganhar acesso a mercados específicos ou para atender o seu compromisso com a sustentabilidade ou o de seus parceiros.

O mecanismo LNAE consiste em uma série de passos coordenados para integrar os esforços de expansão da agricultura em uma determinada área e mitigar ou compensar o deslocamento da produção original na área. Tais esforços podem ser entendidos como um sistema fechado, com vazamento zero. Este sistema fechado mereceria uma reivindicação muito forte em evitar o desmatamento proporcional ao vazamento de terra que teriam ocorrido em sua ausência.

Parceiros Relacionados (1)

Fundação Gordon e Betty Moore