Compartilhe

SPACES: inteligência espacial para o clima e a natureza

As crises da natureza e do clima estão profundamente interligadas, o que tem levado ao alinhamento cada vez maior das ações voltadas ao enfrentamento dessas questões. É fundamental dar destaque às soluções baseadas na natureza que possam enfrentar as mudanças climáticas e outros desafios sociais concomitantemente. Para atingir todo o potencial dessas iniciativas é necessário realizar um planejamento espacial integrado, implementando-as nos locais certos para proteger, restaurar e gerenciar melhor nossos ecossistemas.

SPACES é uma coalizão que entende esse papel central da inteligência espacial para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e dos demais acordos socioambientais internacionais, como o Acordo de Paris e o Quadro Global de Biodiversidade pós-2020. O grupo utiliza o recurso para dar suporte a governos, negócios, setor financeiro, ONG’s e investidores na implementação das agendas criadas para o enfrentamento da crise do clima e da natureza.

O projeto está consultando amplamente as necessidades e interesses de países e empresas sobre inteligência espacial para clima e natureza para fortalecer a coalizão e apoiar a operacionalização do setor público e privado. Como colaborador, o IIS terá um papel estratégico neste estágio inicial. Sendo assim, sua atuação será orientada para:

  1. (1) participar e apresentar resultados em reuniões, fornecendo suporte aos objetivos do SPACES;
  2. (2) apoiar a revisão de abordagens e métodos disponíveis aos países para priorizar áreas para soluções baseadas na natureza;
  3. (3) participar da redação do relatório de síntese do projeto e
  4. (4) desenvolver um estudo de caso local.

O SPACES é coordenado pelo Centro de Monitoramento da Conservação Mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-WCMC) e SYSTEMIQ, trabalhando em parceria com o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA) e Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), entre outras organizações. A fase inicial do projeto é financiada pela Fundação Gordon e Betty Moore e Fundação Bosh. Em breve será lançado o site oficial do projeto.

Parceiros Relacionados (6)

Fundação Bosch Fundação Gordon e Betty Moore IIASA Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) SYSTEMIQ UNEP/WCMC