Publicações > Relatório

Compartilhe

Living Planet Report 2022: construindo uma sociedade positiva para a natureza

O Living Planet Report 2022, produzido pela WWF em colaboração com o Instituto de Zoologia da ZSL (Zoological Society of London), sintetiza a crítica situação atual da natureza. A conexão entre as crises da biodiversidade e do clima, seus impactos socioambientais e as possibilidades de um futuro mais sustentável são temas centrais do documento.

Foi descoberta uma queda média expressiva na abundância relativa de populações selvagens de mamíferos, pássaros, anfíbios, répteis e peixes monitoradas entre 1970 e 2018: uma redução de 69%. As maiores perdas estão nas regiões tropicais da América Latina e Caribe, chegando a uma queda de 94%, enquanto os peixes de água doce representam o grupo de espécies com maior redução – cerca de 83%.

Esses indicadores ajudam a entender as mudanças da natureza ao longo do tempo e quais espécies estão mais ameaçadas, chamando a atenção sobre a urgência de tomar atitudes para reverter a condição degradante da biodiversidade. Buscando vislumbrar a melhor forma de lidar com essa conjuntura, foram desenvolvidos diferentes cenários climáticos e de desenvolvimento para apoiar tomadas de decisão mais eficientes rumo à construção de uma sociedade positiva para a natureza.

Pesquisadores do IIS colaboraram com o terceiro capítulo do relatório. As suas contribuições podem ser encontradas nos seguintes artigos:

  • “THE ROOTS OF AN INTERTWINED CRISIS” (página 64);
  • “THE NEED FOR A RAPID SYSTEM-WIDE TRANSFORMATION” (página 70);
  • “TRANSFORMATIVE CHANGE NEEDS DELIBERATE ACTION ON DRIVERS” (página 72);
  • “TRANSFORMATIVE CHANGE NEEDS TO PLACE PEOPLE AND NATURE AT ITS HEART” (página 78);
  • “Future modelling frontiers 2: better modelling of climate and land-use impacts on biodiversity” (página 83) e
  • “Future modelling frontiers 4: modelling biodiversity targets at regional and global scales” (página 95).

Colaboradores Relacionados (4)

Parceiros Relacionados (2)

Instituto de Zoologia da ZSL (Zoological Society of London) World Wide Fund for Nature (WWF)