Publicações > Relatório

Compartilhe

Living Planet Report 2022: construindo uma sociedade positiva para a natureza

O Living Planet Report 2022, produzido pela WWF em colaboração com o Instituto de Zoologia da ZSL (Zoological Society of London), sintetiza a crítica situação atual da natureza. A conexão entre as crises da biodiversidade e do clima, seus impactos socioambientais e as possibilidades de um futuro mais sustentável são temas centrais do documento.

Foi descoberta uma queda média expressiva na abundância relativa de populações selvagens de mamíferos, pássaros, anfíbios, répteis e peixes monitoradas entre 1970 e 2018: uma redução de 69%. As maiores perdas estão nas regiões tropicais da América Latina e Caribe, chegando a uma queda de 94%, enquanto os peixes de água doce representam o grupo de espécies com maior redução – cerca de 83%.

Esses indicadores ajudam a entender as mudanças da natureza ao longo do tempo e quais espécies estão mais ameaçadas, chamando a atenção sobre a urgência de tomar atitudes para reverter a condição degradante da biodiversidade. Buscando vislumbrar a melhor forma de lidar com essa conjuntura, foram desenvolvidos diferentes cenários climáticos e de desenvolvimento para apoiar tomadas de decisão mais eficientes rumo à construção de uma sociedade positiva para a natureza.

Pesquisadores do IIS colaboraram com o terceiro capítulo do relatório. As suas contribuições podem ser encontradas nos seguintes artigos:

  • “THE ROOTS OF AN INTERTWINED CRISIS” (página 64);
  • “THE NEED FOR A RAPID SYSTEM-WIDE TRANSFORMATION” (página 70);
  • “TRANSFORMATIVE CHANGE NEEDS DELIBERATE ACTION ON DRIVERS” (página 72);
  • “TRANSFORMATIVE CHANGE NEEDS TO PLACE PEOPLE AND NATURE AT ITS HEART” (página 78);
  • “Future modelling frontiers 2: better modelling of climate and land-use impacts on biodiversity” (página 83) e
  • “Future modelling frontiers 4: modelling biodiversity targets at regional and global scales” (página 95).

Colaboradores Relacionados (4)

Parceiros Relacionados (1)

Instituto de Zoologia da ZSL (Zoological Society of London)