Publicações > Artigo

Compartilhe

Rethinking scenario building for sustainable futures: mobilizing conscientização, social learning and knowledge co‑production

O artigo “Rethinking scenario building for sustainable futures: mobilizing conscientização, social learning and knowledge co‑production” destaca o papel da construção de cenários como ferramenta para avaliar os motores de mudanças ambientais e identificar caminhos socioecológicos alternativos que integrem conhecimento científico à tomada de decisão. A pesquisa tem como coautora Viviane Dib, coordenadora de Restauração e Conservação da Biodiversidade do IIS.

Os objetivos do estudo foram: revisitar o uso de cenários como ferramenta para explorar mudanças socioecológicas e guiar ações em prol da sustentabilidade; ampliar o alcance dos cenários para abarcar uma diversidade de valores associados à natureza, potencial transformador e redução da perda de biodiversidade. E ainda propor uma nova abordagem ancorada em três pilares: conscientização, aprendizagem social e coprodução de conhecimento.

A metodologia utilizada foi feita a partir de uma combinação de revisão bibliográfica com o levantamento de percepções junto a participantes da “Escola São Paulo de Ciências Avançadas de Cenários e Modelagem em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos para Apoiar o Bem-Estar Humano” (SPSAS Scenarios). O SPSAS Scenarios contou com a participação de 85 pessoas, representando 21 nacionalidades e cinco continentes, sendo a maioria composta por alunos de doutorado e pesquisadores em início de carreira.

O artigo defende que, para que os cenários futuros sejam realmente transformadores e auxiliem a frear a crise da biodiversidade, é necessário ampliar as capacidades científicas para diálogo genuíno e inclusivo, criar cenários que reflitam valores diversos e distintas formas de ver a natureza e usar conscientização, aprendizagem social e coprodução de conhecimento como elementos centrais do processo. 

Colaboradores Relacionados (1)