Publicações > Relatório
Mapa do caminho para o desenvolvimento da agenda agroambiental do Tocantins
O Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) elaborou o “Mapa do Caminho para o Desenvolvimento da Agenda Agroambiental do Tocantins” com o objetivo de orientar ações para integrar a produção agropecuária e a conservação ambiental no estado. O relatório identifica oportunidades e gargalos, trazendo recomendações para fortalecer a sustentabilidade das cadeias produtivas e promover a regularização ambiental das propriedades rurais.
O documento propõe diretrizes práticas em dois eixos principais: (i) sustentabilidade e cadeias de produção agropecuária, incluindo assistência técnica, rastreabilidade e pagamentos por serviços ambientais; e (ii) regularização ambiental, com foco em instrumentos como o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), Cadastro Ambiental Rural, (iii) combate ao desmatamento ilegal, dentre outros.
O relatório também recomenda ações para ampliar o uso de tecnologias sustentáveis, criar incentivos econômicos e fortalecer a governança ambiental. As orientações visam alinhar o Tocantins às exigências de mercados internacionais e contribuir para o cumprimento da Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável.
O trabalho foi realizado por meio de um processo participativo conduzido pelo IIS, com entrevistas e oficina envolvendo representantes do setor público, privado, academia, terceiro setor e sociedade civil.
Os parceiros deste projeto foram a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Tocantins (SEAGRO-TO) e a National Wildlife Federation (NWF) e também contou com o apoio da The Nature Conservancy (TNC).