Notícias > Notícia

Compartilhe

21.05.14

Artigo do IIS analisa impactos de projetos com indicadores de sustentabilidade nos países em desenvolvimento

O Instituto Internacional para Sustentabilidade publicou na revista “Environmental Impact Assessment Review”, da editora Elsevier, um artigo que discute o uso de indicadores de sustentabilidade para avaliação de projetos de desenvolvimento e conservação em países em desenvolvimento. Para chegar à conclusão final, foram analisados estudos de caso no Quênia, Indonésia e no Brasil, e selecionados os indicadores com maior incidência aos vários projetos, conforme o quadro abaixo:

O estudo mostrou que os processos de avaliação de impacto apresentam uma boa oportunidade para a aplicação de indicadores de sustentabilidade. Já em relação aos proponentes dos projetos (como gestores, avaliadores e fundações, por exemplo), há desafios no estabelecimento dos indicadores para impactos totais das intervenções e no monitoramento dos processos, devido à falta de dados, dificuldades de mensuração e preocupações sobre escalas de uma série de impactos.

A análise dos estudos de caso traz como resultado lições aprendidas através da aplicação prática dos indicadores de sustentabilidade nos países em desenvolvimento, onde prevalecem diferenças nas condições ambientais, culturais e socioeconômicas. O conhecimento derivado deste estudo poderá ser aplicado àqueles interessados no desenvolvimento integrado sustentável e na conservação ambiental.

Acesse aqui a versão completa do artigo.