Notícias > Clipping

Compartilhe

05.03.20

Como a natureza ajuda a nos salvar de nós mesmos

O desempenho colossal e comprovado da natureza no combate ao aquecimento global serve de inspiração para aqueles que buscam as chamadas “soluções baseadas na natureza” (SBN) –ações para maximizar o papel da natureza no combate às mudanças climáticas. A maior delas é, disparado, de uma simplicidade a toda prova: o esforço para aumentar a área e a integridade dos ecossistemas. Ações de conservação para evitar a perda de florestas e outros ecossistemas naturais, além de ações de restauração dos ecossistemas desmatados ou degradados, respondem por grande parte do potencial das SBN. A outra parte diz respeito ao melhor manejo do solo e de terras onde se praticam agricultura e pecuária.

Tais soluções, nem é preciso dizer, recebem atenção muito menor do que merecem. Recentemente se estimou que as SBN podem responder por 30% da mitigação necessária para evitar um aquecimento global acima de 2ºC. E tais ações atraem apenas 3% do financiamento e 1% da atenção midiática dedicados às mudanças climáticas. As soluções relacionadas a energia e transporte, certamente importantes, dominam de forma desproporcional o debate e as ações que começam a ser implementadas.

E isso é lamentável por um outro motivo também simples: conservar e restaurar a natureza traz enormes benefícios para outros objetivos globais. A conservação da natureza, uma meta global em si, garante a provisão de benefícios –água limpa, controle de secas, erosão e enchentes, polinização de alimentos –que economistas de renome estimaram em trilhões de dólares anuais. E estes benefícios afetam majoritariamente as populações mais pobres e vulneráveis –calcula-se que mais de 1 bilhão de humanos dependam deles para sua sobrevivência diária. Ou seja, as Soluções Baseadas na Natureza oferecem contribuições simultâneas aos desafios globais de combate ao aquecimento global, crise de biodiversidade e desenvolvimento sustentável. E custam, em média, quatro vezes menos que soluções tecnológicas.

Matéria escrita por Bernardo Strassburg, presidente do Instituto Internacional para Sustentabilidade, foi publicada no blog Ciência Fundamental, do jornal Folha de São Paulo, em 05 de março de 2020.

Temas Relacionados

Colaboradores Relacionados (1)