Notícias > Vaga

Compartilhe

09.09.21

Consultoria especializada (pessoa jurídica) para revisão de meio termo da implementação do Projeto GEF Áreas Privadas

O Projeto GEF Áreas Privadas – Concretização do potencial de conservação da biodiversidade em áreas privadas no Brasil, financiado pelo Global Environment Facility (GEF) por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente), e executado pelo Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), sob coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), tem como objetivo principal ampliar o manejo sustentável da paisagem e contribuir para a conservação da biodiversidade e a provisão dos serviços ecossistêmicos em áreas privadas no Brasil. E como metas finais pretende melhorar a conservação da biodiversidade e a provisão dos serviços ecossistêmicos, aumentar a conectividade e a cobertura de vegetação nativa, reduzir a degradação ambiental em áreas privadas, melhorar a conservação das espécies ameaçadas e mitigar as mudanças climáticas.

O Projeto foi organizado em três componentes que estão relacionados. O Componente 1 tem como principal objetivo o desenvolvimento de atividades em duas áreas-piloto (uma na Mata Atlântica e outra no Cerrado), com foco na redução do grau de fragmentação em paisagens produtivas, aumento da disponibilidade de habitat para espécies ameaçadas de extinção e desenvolvimento de esquemas de incentivo para a conservação. O Componente 2 busca estabelecer um acordo com empresas do setor de árvores plantadas para melhorar a conservação da biodiversidade e a recuperação da vegetação nativa em suas áreas. E, por fim, o Componente 3 tem como foco melhorar as capacidades públicas para planejar e implementar políticas de conservação em áreas privadas, incorporando o valor de conservação em políticas e ferramentas públicas.

Após execução de metade dos 5 anos previstos para o Projeto, objetiva-se realizar a revisão de meio termo, para analisar o desempenho na execução do Projeto, levantar quais entraves e desafios estão sendo encontrados e propor recomendações para que o Projeto atinja os seus resultados e impactos esperados. A revisão deverá, quando necessário, sugerir correções de rumo e/ou ajustes nas estratégias de execução. Neste contexto, estamos contratando, através deste Termo de Referência (TDR-GEF-IIS-009/2021), o serviço de consultoria pessoa jurídica composta por 2 profissionais para realização da revisão de meio termo do Projeto GEF Áreas Privadas – Concretização do potencial de conservação da biodiversidade em áreas privadas no Brasil (GEF Áreas Privadas – Conservando biodiversidade e paisagens rurais).

A consultoria será realizada de forma remota respeitando normas internacionais de isolamento social em decorrência da pandemia de COVID-19 e os protocolos de saúde vigentes no Brasil.

As candidaturas serão recebidas até 22/09/2021.