Notícias > Notícia

Compartilhe

30.09.19

IIS apresenta projeto e estudos sobre restauração em Conferência na África do Sul

Os membros do IIS participaram da Conferência Mundial de Restauração Ecológica, em Cape Town, África do Sul,  durante os dias 24 a 27 de setembro de 2019.

Nosso diretor, Bernardo Strassburg, apresentou o projeto “Global Priorities for Restoration”, e falou sobre indicação de áreas prioritárias para restauração de paisagens de forma custo efetiva em escala global.  Assista à apresentação na íntegra.

Durante o evento, também foi publicada a pesquisa “A new approach to map landscape variation in forest restoration success in tropical and temperate forest biomes”, coordenada pelo associado do IIS, Renato Crouzeilles. Essa abordagem permite identificar áreas onde pode haver maior sucesso da restauração florestal para biodiversidade em biomas florestais tropicais e temperados. Essa é uma informação chave para auxiliar na: 1) definição de metas de restauração, 2) indicação de áreas prioritárias, 3) redução dos custos de implementação da restauração, e 4) redução do risco de investimento em ações de restauração. Publicação disponível aqui.

Ainda no campo de restauração florestal, a pesquisadora do IIS, Viviane Dib, apresentou um estudo sobre o papel da restauração florestal na recarga das águas subterrâneas, na Mata Atlântica. Os resultados do estudo serão usados – em conjunto com outros critérios – para determinar as áreas prioritárias para restauração da Mata Atlântica, como exemplo: melhoria na qualidade da água, conservação da biodiversidade, estoque de carbono e aspectos socioeconômicos da restauração. Esses resultados destacam a importância do planejamento espacial e ajudam os tomadores de decisão a definir áreas prioritárias a serem restauradas, buscando a melhoria da provisão de serviços ecossistêmicos.

Colaboradores Relacionados (2)