Notícias > Notícia

Compartilhe

12.11.15

IIS irá coorganizar painel no Fórum Global sobre Paisagens

O Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) irá coorganizar um painel no Fórum Global sobre Paisagens, marcado para os dias 5 e 6 de dezembro em Paris (França) e considerado o maior evento paralelo da COP-21. Com o tema “Scaling up restoration, bringing down poverty – an assessment of opportunities and risks, from the Amazon to Africa’s Mayombe Forest”, os diretores Bernardo Strassburg e Agnieszka Latawiec serão palestrantes do encontro, marcado para o dia 5 de dezembro, às 17h15 (horário de Paris), e com transmissão ao vivo pelo IIS através do Twitter.

Eles apresentarão trabalhos da instituição sobre reflorestamento em larga escala e intensificação sustentável das pastagens, e as oportunidades e desafios desse processo. Os pesquisadores do IIS vão defender, por exemplo, que é possível conciliar a expansão agrícola com a conservação e restauração ambiental, através da intensificação sustentável, que é um dos maiores desafios à sustentabilidade ambiental e social global para as próximas décadas.

Existem hoje cerca de dois bilhões de hectares de terras desmatadas e degradadas em todo o mundo. “Precisamos inverter essa tendência. Muitas pessoas dizem que a conciliação não é possível, mas com nossos estudos provamos que isso não é verdade”, explicou Agnieszka.

Segundo ela, é necessário, por exemplo, investir em técnicas de aumento sustentável de produção, mantendo a produtividade local em uma área menor, para liberar parte das áreas para os projetos de recuperação. “Ao fazer o planejamento, deve-se observar a economia local para a escolha das áreas a serem restauradas, poupando regiões com alto potencial para agricultura e pecuária”, disse. Os resultados desse estudo foram recentemente publicados na revista científica Frontiers in Ecology and the Environment.

O painel organizado pelo IIS irá discutir intensificação e restauração, e contará com a presença da Ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, da Ministra do Ambiente de Angola, Fátima Jardim, e de representantes das instituições Agroicone (Brasil) e Augeo (África do Sul).  Os pesquisadores do IIS também vão apresentar dados que abordam a situação da Mata Atlântica brasileira. “A Mata Atlântica, com 150 milhões de hectares, é um dos biomas mais ricos do planeta que mantém cerca de 14% de sua cobertura original.  No IIS estamos desenvolvendo os modelos para restauração da Mata Atlântica usando vários modelos de priorização espacial e com benefícios econômicos para população local”, acrescentou Strassburg.

Este Fórum vai debater ainda as estratégias mais eficazes de reflorestamento em grande escala e discutir oportunidades e limitações para ampliação de iniciativas de restauração no Brasil e no mundo.  “Participar desta discussão é uma oportunidade de reforçar o papel do IIS de promover ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e em parceria com organismos nacionais e internacionais”, afirmou Strassburg.

A COP-21, maior conferência sobre mudanças climáticas a nível mundial, que será realizada em Paris, de 30/11 a 11/12, vai reunir representantes de 196 países membros na busca por um consenso em torno de um novo acordo entre os países para diminuir a emissão de gases de efeito estufa e o aquecimento global até 2100. Outras informações sobre o Fórum no site: http://www.landscapes.org/glf-2015.

O evento será transmitido ao vivo pelo IIS através do Twitter: www.twitter.com/iis_rio.