Notícias > Vaga

Compartilhe

10.06.15

Oportunidade no IIS: Bolsa de Pós-doutorado em Análise Espacial para a Conservação

O Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), em colaboração com a PUC-Rio e a Universidade de Cambridge, está oferecendo 01 (uma) bolsa de pós-doutorado no Brasil para o projeto “Relacionando a intensificação sustentável da agricultura com o efeito poupa-terra para a natureza”, no âmbito no Programa Ciência se Fronteira – Pesquisador Visitante Especial. Como parte de um projeto “ligando a intensificação da agricultura sustentável com a preservação de terras para a natureza”, duas oportunidades apareceram no IIS. O bolsista terá como objetivo realizar análises espaciais do potencial agrícola e da conservação.

A bolsa é direcionada para doutores na área de geografia, ciências naturais, agricultura ou áreas afins, e terá duração de 01 (um) ano, podendo ser prorrogada por mais 01 (um) ano. O bolsista será baseado na sede do IIS no Rio de Janeiro, , com algumas viagens dentro do Brasil e para os EUA.

O candidato deverá possuir domínio do software SIG para análise espacial de grandes conjuntos de dados. E é desejável que tenha fluência no inglês falado e escrito e possua um bom conhecimento da ferramenta estatística R.

Para se candidatar é necessário enviar uma carta de apresentação e o link do curriculum lattes para o e-mail benphalan@gmail.com, com o assunto “Espacial”, até o dia 03 de julho de 2015.

 

Atividades

Criação de um banco de dados espacial das variáveis ​​biofísicas e socioeconômicas que influenciam o potencial dos municípios em aumentar a produção e/ou a conservação e restauração dos habitats naturais. Pesquisas, processamento e gerenciamento de dados. Organização e realização de grupos focais e workshops. Produção de mapas, tabelas e gráficos. Produção de publicações técnicas e científicas.

 

Pré-requisitos

  • Doutorado em ciências naturais, geografia, agricultura ou área relacionada.
  • Excelente capacidade de organização e atenção aos detalhes.

 

Qualificações desejáveis ​​(em ordem de relevância)

  • Familiaridade com o uso do software SIG para mapear e analisar dados espaciais.
  • Experiência de gestão de grandes conjuntos de dados usando planilhas ou bancos de dados.
  • Inglês fluente falado e escrito.
  • Familiaridade com o uso de software estatístico, como o programa R para análise de dados.
  • Experiência na organização de workshops e/ou na realização de entrevistas.