Notícias > Notícia

Compartilhe

05.10.15

Os desafios para a implementação de uma pecuária sustentável no país

O Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) realizou no Rio de Janeiro, nos dias 22 e 23 de setembro, o Workshop “Iniciativas para a Pecuária Sustentável no Brasil: estado atual e desafios para sua ampla adoção”. O encontro, organizado com o apoio da Norad, contou com palestras dedicadas à análise das boas práticas agropecuárias no país, iniciativas de intensificação e aspectos macro visando a sustentabilidade da paisagem.

Dentre os estudos de caso analisados estão iniciativas em Alta Floresta/MT, São Félix do Xingu/PA, Paragominas/PA, Apuí/AM, Rolim de Moura/RO e no estado do Acre. Também foram apresentados o potencial de redução dos gases de efeito estufa no setor agropecuário, uma visão de longo prazo para o setor, as demandas futuras de mercado e o modelo bioeconômico de intensificação – este último apresentado pelo IIS.

Dentre os próximos passos do encontro está a formatação da Matriz de Intensificação, que se destina à comparação entre os métodos de intensificação sustentável da pecuária bovina de corte.

Participantes do Workshop, após o primeiro dia de atividades. (Créditos: IIS)