Notícias > Notícia

Compartilhe

12.12.18

Secretaria de Estado do Ambiente e INEA apresentam relatório do Plano de Adaptação Climática do Estado do Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) lançaram em seminário interno nesta quarta-feira (12), no auditório Alceo Magnanini (SEA/INEA), os resultados e recomendações do “Plano de Adaptação Climática do Estado do Rio de Janeiro”.

Este plano teve como objetivo subsidiar a SEA e o INEA nas ações de planejamento conforme a Política Estadual sobre Mudança do Clima, destacando as vulnerabilidades e fornecendo recomendações para a tomada e decisão pública e para a definição de projetos e medidas concretas que aumentem a resiliência do Estado às mudanças do clima.

O Instituto Internacional para a Sustentabilidade (IIS), em parceria com o Instituto GAEA Estudos Ambientais, a Coppe/UFRJ e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foi responsável por desenvolver a base técnica do plano. No trabalho, o IIS foi encarregado de identificar os principais impactos projetados das mudanças climáticas sobre o setor da Agenda Verde (biodiversidade e agropecuária) para em seguida propor soluções centradas no conceito de Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE). A apresentação foi feita pela assistente de projetos e pesquisa do IIS Isabella Leite.

O trabalho é uma iniciativa da SEA/SUBCLIM/SUPCLIM e INEA, com participação de instituições do Estado e liderado pelos coordenadores Dr. Sérgio Margulis (Instituto GAEA Estudos Ambientais) e Prof. Emílio Lèbre La Rovere e equipe (Centro Clima/COPPE/UFRJ).