Notícias > Evento

Compartilhe

04.12.20

Seminário CSRIO: Direito e Justiça Climática no Antropoceno

A hipercomplexidade de uma nova época geológica, o Antropoceno, provocada por ações antrópicas sobre os sistemas naturais e climáticos do planeta, desafia o Direito a se reconstruir em novas bases. Neste Seminário CSRio, a professora e doutora em direito, Danielle Moreira, e a advogada e mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional, Letícia Lima, falam sobre o movimento da Justiça Climática. O movimento tem sua gênese neste contexto de ruptura e busca evidenciar as diversas interseções de vulnerabilidades de modo a encontrar caminhos para a correção das iniquidades da crise climática.

 

A apresentação aconteceu no dia 03 de dezembro de 2020, de 17h00 às 19h00, por meio de videoconferência.

Sobre as palestrantes:

Danielle de Andrade Moreira é doutora e mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e  Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com atuação junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito e ao Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA/PUC-Rio). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno (JUMA), vinculado à Coordenação de Direito Ambiental do NIMA/PUC-Rio (NIMA-Jur).  Membro do Conselho Consultivo do NIMA/PUC-Rio. Coordenadora Acadêmica do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (nível especialização) em Direito Ambiental da PUC-Rio. Sócia-fundadora e membro do Conselho Consultivo da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil (APRODAB).  Vice-Presidente da Região Sudeste do Instituto “O Direito por um Planeta Verde”.  Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).  Foi assessora jurídica do FUNBIO, da Fundação Estado de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA, atual INEA) e da Fundação Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ, atual INEA).

Letícia Maria Rêgo Teixeira Lima é Advogada e Mestra em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com bolsa de desempenho acadêmico (FAPERJ/Programa Bolsa Nota 10). Especialista em Direito Ambiental Brasileiro pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).  Membra do Grupo de Pesquisa Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno (JUMA) do NIMA/PUC-Rio.  Ex-presidente da Comissão de Direito Ambiental da 9ª Subseção da OAB-RJ.  Pesquisadora da Coordenação de Direito Ambiental do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA-Jur) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio desde 2012.

Os encontros são abertos ao público, e o debate seguido da apresentação será conduzido de forma aberta e participativa. Não é necessária inscrição prévia. Informações: contato@csrio.org .

Parceiros Relacionados (1)

Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio)