Notícias > Evento

Compartilhe

05.05.20

Seminário CSRio “Indicadores de Sustentabilidade: Uso na Avaliação de Projetos Socioambientais por Instituições Executoras e Financiadores”

Considerando a oportunidade que o uso de indicadores de sustentabilidade traz para avaliação de projetos sociais, ambientais e socioambientais, a bióloga e mestre em Ciências, Ana Marcela Bergamasco, apresentou sua pesquisa sobre os indicadores disponíveis mais utilizados para essa tipologia de projetos e pelos financiadores. Foram apresentados insights relevantes sobre monitoramento e avaliação de projetos, em várias escalas.

 

A apresentação aconteceu por meio de videoconferência no dia 14 de maio de 2020, de 17h00 às 19h00. 

Ana Marcela é bióloga e mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo USP. Seu primeiro mestrado foi focado avaliação de interferentes endócrinos em águas de mananciais e abastecimento no Estado de São Paulo por meio de bioindicadores e bioensaios. Recentemente, se tornou também mestre em Biodiversidade em Unidades de Conservação pela Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, cuja pesquisa abordou análise de indicadores utilizados para avaliação de projetos socioambientais utilizados por instituições executoras e por financiadores de projetos, buscando indicadores de sustentabilidade. Além da atuação em pesquisa, em sua carreira profissional foi consultora em Projetos do IBAMA-Pnud avaliando aspectos ecotoxicológicos de pesticidas bem como foi consultora da OPAS junto ao Ministério da Saúde avaliando contaminantes relacionados aos riscos em água para consumo humano. Desde 2012 é Analista Ambiental na Petrobras, onde atuou tanto em pesquisas por meio de projetos de biorremediação de áreas contaminadas, como avaliadora e gestora de projetos no setor de responsabilidade social e investimentos socioambientais. Há poucos meses passou a atuar como gerente de uma carteira de projetos socioambientais financiados pela companhia focados em diferentes linhas temáticas como conservação florestal e da água, bem como conservação da biodiversidade marinha que incluem co-benefícios ambientais e sociais.