Publicações > Blog

Compartilhe

O que são Soluções Baseadas na Natureza (SbN) e quais seus benefícios? 

As Soluções baseadas na Natureza (SbN) estão ganhando cada vez mais destaque como abordagens inovadoras e eficientes para enfrentar desafios ambientais e sociais. Mas o que exatamente são essas soluções e como elas podem beneficiar tanto a natureza quanto as comunidades humanas? Descubra nesse texto! 

escrito por Stella Manes e revisado por Breno Valle

 

Soluções Baseadas na Natureza (SbN): o que são? 

Eu nunca plantei uma árvore. Essa é provavelmente uma das principais metas de qualquer calouro de biologia, e eu, como caloura no passado, também compartilhava desse desejo. No entanto, mesmo com mais de 10 anos de vida acadêmica, nunca o fiz. De fato, nunca plantei — mas já abracei.  

Eu já abracei centenas de árvores (literalmente!). Durante meu mestrado, acompanhei o crescimento de um reflorestamento, medindo a largura das árvores abraçando-as com uma fita métrica. Eu costumava dizer que meu trabalho era ser “abraçadora de árvores”.  

Mas tudo mudou dois anos atrás, quando comecei a trabalhar no Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS). Embora eu nunca tenha sujado minhas mãos na terra plantando uma árvore, posso dizer que meu trabalho contribui indiretamente para o plantio de milhares delas. Isso porque os projetos que desenvolvemos no IIS são sempre focados em Soluções baseadas na Natureza, como guiar processos de conservação e restauração de áreas degradadas 

Cada vez mais a gente escuta falar sobre o grande potencial das SbN, mas nem todo mundo entende esse conceito. Como este foi meu principal tema de estudo na pós-graduação, eu sempre achei quase autoexplicativo: “Ora, são Soluções baseadas na Natureza, o nome já diz tudo!“.  

Apesar de ter trabalhado com o tema por anos, eu nunca tinha parado para refletir como este conjunto de palavras poderia ter diferentes interpretações para diferentes pessoas. Foi somente durante a minha defesa de doutorado que percebi essa complexidade. Após mais de três horas defendendo minha tese, o último avaliador fez a pergunta mais inesperada: “Para você, o que é natureza? O que é ser baseado na natureza? O que é solução? Solução para quem?”  

Embora pareça autoexplicativo, o fato de serem termos amplos acaba gerando mais dúvidas sobre o conceito. Em suma, as SbN são ações que protegem ou recuperam a natureza para solucionar problemas sociais, gerando benefícios para ambos. O processo de restauração de áreas degradadas recuperando a floresta e biodiversidade é um ótimo exemplo de solução baseada na natureza. 

Existem 3 aspectos principais para se entender de uma vez por todas o conceito: 

  1. Por que Baseado na Natureza?  

A natureza oferece inúmeros serviços ecossistêmicos essenciais, como purificação do ar e da água, regulação do clima, polinização de culturas agrícolas, entre outros. Ao basearmos nossas soluções na natureza, aproveitamos esses serviços para resolver problemas urgentes 

  1. Soluções Para Quê? 

SbN são implementadas para abordar problemas relevantes para a sociedade, como desmatamento, mudanças climáticas, poluição e escassez de água. 

  1. Soluções Para Quem? 

Essas estratégias beneficiam tanto o meio ambiente quanto as pessoas. Elas são projetadas para ser eficientes, economicamente viáveis e capazes de gerar benefícios múltiplos, como conservação da biodiversidade, melhoria da qualidade de vida e resiliência das comunidades. 

 

Benefícios das SbN  

Agora que você entendeu o conceito, fica mais fácil entender por que tem tanta gente falando por aí do seu potencial, né? As SbN oferecem uma série de benefícios além de seu objetivo principal. Por exemplo, um projeto de reflorestamento pode não apenas capturar carbono, mas melhorar a qualidade do ar, conservar a biodiversidade, fornecer recursos hídricos e reduzir a vulnerabilidade a desastres naturais. 

Talvez com uma analogia seja mais fácil de entender. Por exemplo, todo mundo sabe que frequentar a academia é uma boa estratégia para perder peso, né? Mas além de emagrecer, ir à academia gera uma série de outros benefícios, incluindo ter uma vida mais saudável, rotina melhor e até mesmo dormir melhor. 

SbN e a Mitigação e Adaptação Climática 

As soluções baseadas na natureza desempenham um papel crucial na mitigação das mudanças do clima e na adaptação aos seus impactos, pois ajudam a sequestrar carbono, reduzir a temperatura das cidades, prevenir inundações e aumentar a resiliência das comunidades 

A ampla adoção dessas soluções pode gerar uma redução significativa nas perdas sociais e econômicas associados a desastres frequentes, como as enchentes que ocorrem em Petrópolis (RJ) e recentemente no Rio Grande do Sul.  As enchentes e deslizamentos de terra podem ser mitigados com a restauração de florestas e a criação de zonas de amortecimento naturais, por exemplo. Embora as SbN possam não prevenir totalmente desastres naturais, elas ajudam a minimizar os danos. 

Então, se os benefícios são tão claros, por que não temos soluções baseadas na natureza sendo implementadas a cada esquina? Muitas vezes, isso ocorre devido a conflitos de interesses políticos, sociais e econômicos que dificultam a mudança. É como se as pessoas só se lembrassem de frequentar a academia depois de exagerar no churrasco da firma (ou seja, quando acontece algum desastre), ou quando o verão está chegando (ou seja, buscando benefícios imediatos).  

No entanto, assim como na academia, leva tempo para colher os benefícios. Nesses casos, a solução baseada na natureza é entendida como um ‘seguro’ natural para a sociedade e deve ser implementada de forma preventiva – ou seja, antes dos desastres! Para que isso aconteça, é crucial enfrentar esses desafios com políticas e práticas que promovam a implementação em larga escala destas soluções sustentáveis. 

 

Exemplos de Soluções Baseadas na NaturezA

A restauração de ecossistemas é um clássico exemplo de SbN

No Brasil, existem diversas iniciativas públicas, privadas e da sociedade civil que trabalham com restauração como solução baseada na natureza. Por exemplo: 

  1. Pacto para restauração da Mata Atlântica – Movimento nacional da sociedade civil articulando instituições públicas e privadas, governos, empresas, comunidade científica e proprietários de terras em prol da restauração ecológica efetiva 
  1. re.greenStartup parceira do IIS, que vem desenvolvendo restauração ecológica de larga escala na Amazônia e Mata Atlântica, com a meta de recuperar 1 milhão de hectares visando mitigação das mudanças climáticas, conservação da biodiversidade e fortalecimento das comunidades locais. 

No Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), estamos comprometidos com o desenvolvimento e implementação de SbN. Trabalhamos frequentemente com esforços de priorização para identificar áreas que tem maior potencial de gerar maior volume de benefícios sob menores custos, visando acelerar sua implementação. Nossos projetos também incluem:  

  • Infraestrutura Verde em Cidades: Implementamos soluções urbanas que aumentam a resiliência das cidades e melhoram a qualidade de vida dos habitantes.  
  • Fortalecimento de cadeias produtivas: Apoiamos o desenvolvimento de projetos focados em agroflorestas como subsídio para comunidades locais. 

Formas de Parceria com o IIS  

Estamos abertos a parcerias com governos, empresas e ONGs para expandir o impacto dessas estratégias. Nossas colaborações podem incluir:  

  • Desenvolvimento de Projetos: Trabalhar em conjunto para identificar e implementar SbN adaptadas às necessidades locais e regionais. 
  • Pesquisa e Desenvolvimento: Desenvolver estudos, abordagens e inovações que aprimorem as práticas de SbN. 
  • Capacitação e Educação: Promover eventos e workshops para disseminar o conhecimento sobre SbN.  
  • Quantificação de benefícios e custos: Avaliar o custo-benefício de implementar SbN visando maximização de benefícios e lucros, enquanto diminui riscos e custos. 

As Soluções Baseadas na Natureza oferecem um caminho promissor e necessário para um futuro sustentável. A meta de plantar uma árvore ainda está na minha lista, mas me contento com a certeza de que abraço árvores todos os dias através do meu trabalho no IIS  – mesmo que apenas de forma figurativa. Abraçar uma árvore é um ato simbólico de reconhecimento das contribuições da natureza para um mundo melhor 

Nós, do IIS, somos todos abraçadores de árvores no sentido mais profundo, sempre trabalhando para desenvolver soluções que transformam o mundo prol do acoplamento entre natureza e sociedade. E você, já abraçou uma árvore hoje? 

 

Espero que esse texto tenha contribuído para o seu entendimento sobre o que são Soluções baseadas na Natureza (SbN) e despertado em você a vontade de apoiar soluções sustentáveis. Siga nossas redes sociais para acompanhar os próximos artigos:

 

Referências 

Manes et al. (2022) Nature-based solutions promote climate change adaptation safeguarding ecosystem services. Ecosystem Services, 55(2): 101439. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecoser.2022.101439 

Manes et al. (2024) Nature-based solutions potential for flood risk reduction under extreme rainfall events. Ambio 53:1168–1181. https://doi.org/10.1007/s13280-024-02005-8 

Colaboradores Relacionados (2)