Notícias > Evento

Compartilhe

28.05.21

Seminário CSRio “Mais perto do que se imagina: os desafios da produção de alimentos na metrópole de São Paulo”

Nos últimos anos, o tema do alimento nas cidades tem despertado o interesse crescente de pesquisadores, gestores e da sociedade civil. Entretanto, pouco se sabe sobre as especificidades da produção de alimentos no contexto urbano e periurbano e, especialmente, sobre a sua viabilidade econômica.

Neste seminário, a cientista política Marcela Alonso Ferreira apresenta estudo que analisou os desafios da produção de alimentos na metrópole de São Paulo, apontando os potenciais dessa agricultura para a sustentabilidade do sistema alimentar.

A apresentação aconteceu no dia 27 de maio (quinta-feira), de 17h00 às 19h00, por meio de videoconferência.

Sobre a palestrante
Marcela Alonso Ferreira é doutoranda em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po), mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora junto ao Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole (URBEM) com principal interesse em governança e políticas urbanas. Atuou como consultora do Banco Mundial e Cities Alliance, pesquisadora junto ao Lincoln Institute of Land Policy e CIPPEC e assessora técnica na Prefeitura de São Paulo, desenvolvendo projetos voltados a políticas urbanas e desenvolvimento sustentável. Na Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo, participou da estruturação do projeto “Ligue os Pontos”, voltado à agricultura no município. Junto ao Instituto Escolhas e URBEM, foi coautora do estudo “Mais perto do que se imagina: os desafios da produção de alimentos na metrópole de São Paulo”, lançado em novembro de 2020.

Os encontros são abertos ao público, e o debate seguido da apresentação será conduzido de forma aberta e participativa. Não é necessária inscrição prévia. Informações: contato@csrio.org.