Notícias > Evento

Compartilhe

27.02.20

“Da Redução de Riscos de Desastres à Adaptação baseada em Ecossistema nas favelas”- Seminário CSRio recebe Ebba Brink

Assista ao primeiro seminário CSRio de 2020, no qual a pesquisadora Ebba Brink apresentou o tema “Da Redução de Riscos de Desastres à Adaptação baseada em Ecossistema nas favelas: a jornada interdisciplinar de uma engenheira que virou cientista da sustentabilidade”. Ebba abordou a Ciência da Sustentabilidade sob a perspectiva da adaptação às mudanças climáticas e redução de risco de desastre, compartilhando experiências de seu recente trabalho ao redor do mundo, incluindo um projeto piloto realizado na Rocinha, no Rio de Janeiro.

A apresentação aconteceu no dia 12 de março na PUC Rio, das 17h00 às 19h00,  e foi conduzida em inglês.

 

Ebba Brink é pesquisadora visitante da Suécia, onde faz seu pós-doutorado no Centro de Estudos de Sustentabilidade da Universidade de Lund (LUCSUS). Possui mestrado em engenharia matemática com foco em gerenciamento de riscos e doutorado em ciências da sustentabilidade, ambos da Universidade de Lund. Atualmente, seu campo de pesquisa é voltado às ciências sociais interdisciplinares, concentrando-se nos papéis das pessoas e da natureza na governança do risco climático urbano. Uma vez que descobrir e abordar as causas do risco e da vulnerabilidade climática requer transversalidade entre disciplinas acadêmicas tradicionais – e a divisão ciência/sociedade – Ebba também tem interesse em abordagens inter/ transdisciplinares, participativas e reflexivas da ciência. Em seu projeto “Where the Favela Meets the Forest” (“Onde a Favela Encontra a Floresta”), ela examina como e até que ponto a Adaptação baseada em Ecossistema no contexto urbano pode ajudar nos interesses dos mais pobres nas cidades e aborda as causas da exposição das pessoas ao risco. Sua biografia completa é encontrada em http://www.lucsus.lu.se/ebba-brink

Os encontros são abertos ao público, e o debate seguido da apresentação é conduzido de forma aberta e participativa. Não é necessária inscrição prévia e é emitido certificado aos participantes que solicitarem. Informações: contato@csrio.org .

Temas Relacionados