Notícias > Notícia

Compartilhe

24.06.15

Treinamento aborda os usos do biocarvão no Brasil e no mundo

O Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) participou do “Brazilian Biochar Training Course 2015” nos dias 15, 16 e 17 de junho  de 2015 na Embrapa Agrossilvopastoril, em Sinop/MT. O encontro contou com a participação de especialistas sobre biocarvão em todo o país, e incluiu palestras de Stephen Joseph, professor na University of New South Wales, na Austrália.

O IIS está conduzindo experimentos com biocarvão na Fazenda Agroecológica da Embrapa Agrobiologia, em Seropédica/RJ. “A troca de experiências sobre biocarvão em outros biomas, como Cerrado e Amazônia, foi um dos pontos fortes do treinamento”, afirma o especialista em Pecuária e Desenvolvimento Sustentável do IIS, Márcio Rangel.

“Os experimentos do IIS estão relacionados à produção orgânica e para o pequeno produtor, o que é um diferencial em relação aos outros usos com biocarvão no país. Verificamos ainda que não há experimentos com Brachiaria nem com espécies da Mata Atlântica no Brasil“, afirma Agnieszka Latawiec, diretora de Pesquisa no IIS. Também foram analisados estudos de caso sobre biocarvão na África, Ásia, América do Sul e Austrália. Os participantes ainda realizaram uma visita a campo para conhecer de perto os experimentos com biocarvão da Embrapa Agrossilvopastoril.

Os próximos passos do treinamento incluem a formação de um fórum permanente para a discussão do tema, além da formalização de uma agenda periódica de encontros.