Notícias > Vaga

Compartilhe

24.08.22

Vaga Temporária para Analista de Dados de Carbono

O Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) é uma associação civil sem fins lucrativos independente fundada em 2009. Atua como um think tank na produção de conhecimento sobre a relação entre o ser humano e demais elementos da natureza. Possui como principal objetivo promover o uso sustentável da terra, em particular a conservação da biodiversidade, provisão de serviços ecossistêmicos, manejo sustentável do solo, mitigação e adaptação às mudanças climáticas e desenvolvimento socioeconômico dos atores envolvidos nestes processos, buscando assim soluções aos desafios associados ao desenvolvimento sustentável.

O IIS tem como missão gerar e disseminar conhecimento através de pesquisas de base e aplicadas que contribuam para a transição para a sustentabilidade. Assim, desenvolve pesquisa, capacitação e ferramentas voltadas à implementação de políticas públicas, e seu escopo envolve projetos e ações voltadas à comunicação, divulgação científica e educação, buscando engajar novos atores nas suas pesquisas e tornar suas produções mais acessíveis para público amplo.

Estamos contratando um(a) especialista em análise de dados relacionados ao sequestro do carbono no solo. Esta vaga visa um(a) profissional para apoiar e desenvolver atividades relacionadas:

  • À recarbonização dos solos:

Revisão da literatura focada nas técnicas de recarbonização de solo com benefício para restauração;

– Análise do balanço de carbono dependendo da mudança do uso da terra.

  • Às usinas de produção do biochar:

– Mapeamento e contato com plantas de produção de biocarvão no Brasil, Europa e Estados Unidos;

– Avaliação do ciclo de vida do biocarvão em possíveis áreas de instalação da planta, considerando matérias-primas utilizadas, diferentes sistemas de produção, fontes de energia elétrica utilizadas na operação;

– Entrevistas e revisao da literatura sobre uso do biochar na produção de mudas;

– Revisão de trabalhos que exploram a Avaliação do Ciclo de Vida do biochar;

– Revisão sobre o uso da madeira para a produção de biochar.

  • Ao mercado de carbono:

– Pesquisa em plataformas de mercado de carbono e de projetos já certificados nestas plataformas;

– Sistematização das normas e requisitos metodológicos para inserção de projetos nas plataformas do mercado de carbono.

Os(as) candidatos(as) deverão mandar Currículo de, no máximo, 3 páginas para o e-mail contato@iis-rio.org até o dia 07/09/2022. O Currículo deverá focar em experiências profissionais relacionadas ao perfil desejado, com ênfase nos requisitos obrigatórios, e conter nomes, e-mails e telefones de contatos para referência.

Saiba mais sobre o processo seletivo e suas informações, como o perfil desejado e as etapas de seleção, no Termo de Referência abaixo. Dúvidas referentes a este processo seletivo deverão ser enviadas exclusivamente para o e-mail: contato@iis-rio.org com o assunto “Dúvidas vaga para especialista em carbono – 2022”.