Notícias > Vaga

Compartilhe

15.06.22

Vaga Temporária para Assistente de Pesquisa de Campo

Proprietários rurais são os responsáveis, em última instância, pelas decisões que envolvem o uso da terra em suas propriedades, como a manutenção do excedente de vegetação nativa; restauração de áreas degradadas para atender ou ultrapassar o mínimo legal exigido pela legislação do Código Florestal Brasileiro (CF); e adoção de práticas sustentáveis. Suas decisões dependem de fatores externos (arranjos institucionais, regulamentação, incentivos financeiros), internos (motivações e capacidade) e sociais (normas). Portanto, para desenhar políticas eficientes de incentivo a mudanças nos padrões de uso da terra, é necessário entender as forças que moldam os comportamentos dos agricultores e suas reações a diferentes configurações possíveis de estratégias de incentivos e intervenções.

Tendo essas questões em mente, o IIS está desenvolvendo o projeto “Incentivos e intervenções para políticas baseadas em comportamento para uma cadeia produtiva de soja livre de desmatamento e conversão no Cerrado”. Com foco no bioma Cerrado e duração prevista até 2025, o projeto utilizará as ciências comportamentais para mapear critérios que influenciam o produtor de soja na tomada de decisão quanto ao uso da terra e desenhar mecanismos baseados no seus comportamentos que incentivem a conservação e restauração da vegetação nativa e adoção de práticas agrícolas sustentáveis.

No contexto desse projeto, estamos contratando um(a) assistente de pesquisa de campo temporário cujo foco será a aplicação de ciências comportamentais para a conservação da biodiversidade no Cerrado. A(o) candidata(o) selecionado acompanhará a coordenadora de pesquisa na realização de 80 (oitenta) entrevistas presenciais com produtores rurais nos estados do MA, PI, BA e TO, nos meses de setembro, outubro e novembro de 2022. Além de colaborar na condução das entrevistas, a(o) candidata(o) será responsável pela documentação e registro dos dados coletados (de forma manual e eletrônica), transcrição e codificação, conforme orientação da pesquisadora até 31 de janeiro de 2023.

As(os) candidatas(os) deverão preencher o formulário de inscrição em:
https://forms.gle/SqjoKS8TSYbeurCW6 até às 23h59 do dia 30/06/2022. Dúvidas referentes a este processo seletivo deverão ser enviadas exclusivamente para o e-mail: contato@iis-rio.org, com o assunto “Dúvidas vaga temporária para assistente de pesquisa de campo”.

Para mais informações, acesse o Termo de Referência abaixo.