Notícias > Evento

Compartilhe

09.03.21

Webinar: Planejamento espacial para recuperação florestal na Amazônia

Assista o webinar sobre a importância do planejamento espacial e da identificação de áreas prioritárias para a recuperação florestal na Amazônia brasileira.

O evento faz parte do lançamento do “Sumário para políticas públicas: priorização de áreas para recuperação florestal na Amazônia brasileira”, desenvolvido pelo Instituto Internacional para Sustentabilidade no âmbito do Projeto Pró-Restaura: Desbloqueando as oportunidades comerciais, financeiras e econômicas da Restauração Florestal e de Paisagem no Brasil.

 

 

A importância do planejamento espacial para a recuperação florestal, por Carlos A. de Mattos Scaramuzza (IIS)

Projeto Pró-restaura, por Mariana Oliveira (WRI Brasil)

Priorização de áreas para recuperação florestal na Amazônia, por Juliana Almeida Rocha (IIS)

Visão da Aliança pela Restauração na Amazônia sobre a importância do planejamento espacial para a recuperação florestal, por Andréia Pinto (IMAZON e Aliança pela Restauração na Amazônia)

Uma visão do setor privado sobre a importância do planejamento espacial para a recuperação florestal, por Valmir Ortega (Impacto PLUS e Belterra Agroflorestas)

Perguntas e debate com moderação de Juliana M. Almeida Rocha (IIS)

Carlos A. de Mattos Scaramuzza (IIS)
Diretor técnico do Instituto Internacional para Sustentabilidade, tem 32 anos de experiência profissional em conservação e uso sustentável da biodiversidade, desenvolvendo assessoria técnica, pesquisa científica e gerência de projetos. Biólogo e Doutor em Ecologia (USP), atua com foco no estabelecimento de pontes entre a pesquisa técnico-científica e aplicações práticas, como a implementação de políticas públicas e gestão de projetos e programas.

Mariana Oliveira | (WRI)

Analista de pesquisas do WRI Brasil, trabalha em projetos com a temática de restauração de paisagens e florestas em diferentes biomas. Geógrafa (Unesp), especialista em gerenciamento ambiental (USP) e atualmente cursando o programa de Certificação em Conservação, Restauração e Uso Sustentável de Paisagens Florestais Tropicais (Yale School of Forest & Environmental Studies).

Juliana M. Almeida Rocha | (IIS)
Pesquisadora do Instituto Internacional para Sustentabilidade, atua em projetos relacionados à conservação da biodiversidade e restauração ecológica. Bióloga e Mestre em Ecologia (UFRJ), Doutora em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (UESC), tem como foco de pesquisa a compreensão dos efeitos da degradação antrópica do habitat sobre a biodiversidade e as implicações para a conservação de espécies.

Andréia Pinto (IMAZON e Aliança pela Restauração na Amazônia)
Pesquisadora do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) desde 2006, com atuação nos temas ordenamento territorial, manejo e uso sustentável de produtos florestais não-madeireiros, gestão ambiental municipal e restauração florestal. Bióloga (UFPA) e Doutora em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (Naea/UFPA). Atualmente representa o Instituto no Conselho de Coordenação Estratégica da Aliança pela Restauração na Amazônia.

Valmir Ortega (Impacto PLUS e Belterra Agroflorestas)
Diretor executivo da Impacto PLUS e fundador da Belterra Agroflorestas, é geógrafo e atuou por mais de 15 anos no setor público, tendo exercido as funções de superintendente de meio ambiente no Mato Grosso Sul,  diretor de ecossistemas e presidente substituto no IBAMA e de secretário estadual de meio ambiente no Pará. Foi diretor do Programa Cerrado-Pantanal e diretor sênior de Política da Conservação Internacional do Brasil. Em 2016, junto com uma rede de empreendedores sociais, co-fundou o Instituto Conexões Sustentáveis (CONEXSUS).

Colaboradores Relacionados (1)

Parceiros Relacionados (1)

World Resources Institute (WRI)